Nova série do iPhone está a vender (ainda) pior do que o esperado

Nova série do iPhone está a vender (ainda) pior do que o esperado

30 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A empresa de Cupertino mostrou que teve uma queda acentuada quando o assunto são as vendas dos novos telefones iPhone, enquanto a parte de serviços está a ter um aumento acentuado. Este é um caso sem precedentes desde o início da sua existência: o iPhone não convenceu o público no final do ano de 2018. Pela primeira vez na história, a Apple teve de rever significativamente as suas estimativas para o trimestre que tem por habito ser o mais rentável do ano, que é quando a linha de iPhones é renovada e as festas de final costumam ajudar nas vendas.

Mas então, porque é que a Apple não vendeu mais iPhones este ano? As razões são muitas. O preço muito alto dos novos modelos, o iPhone XS, que traz poucas inovações em relação ao seu antecessor, o iPhone XR, que demorou a ficar disponível, bem como as dificuldades que a marca conhece no mercado chinês. Como resultado, as vendas do iPhone caíram 15%, com um volume de vendas na ordem dos 51,98 biliões de dólares no último trimestre de 2018, em comparação com os 61,58 biliões, no mesmo período de 2017. A Apple explica que isso ocorre principalmente porque os utilizadores estão a substituir o iPhone com menos frequência do que antes, muito por culpa das ofertas de substituição de baterias, e também por causa do iPhone XR, que é o modelo da faixa que mais atraiu os consumidores.

Por outro lado, a Apple está num bom caminho nos outros setores, especialmente em serviços (Apple Music, iTunes, AppStore etc.). O segundo acumulou 10,875 biliões em vendas no quarto trimestre de 2018, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. A Apple agradece além de ter alcançado a marca dos 50 milhões de assinantes pagantes do Apple Musci, e indica recrutar o maior número de utilizadores da Apple que pagam numa semana o que o Android Pay faz num ano, com um total de 1,8 biliões de transações nos últimos três meses do ano.
Outros produtos também estão em grande forma, são os da Série Apple Watch 4 e HomePod que permitiram que o volume de negócios da Apple tivesse uma queda moderada com -4,51% para 84,31 biliões, no final de 2018.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.