iPhone: Engenheiro substitui com sucesso a porta Lightning por uma porta USB-C

iPhone: Engenheiro substitui com sucesso a porta Lightning por uma porta USB-C

14 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Numa altura em que se fala que a Comissão Europeia se prepara para fazer pressão sobre as fabricantes de smartphones de modo a que todos adoptem o mesmo tipo de carregador, eis que surge aquele que é o primeiro iPhone com uma porta USB-C.

Como deve imaginar, não foi um lançamento da Apple, mas sim um engenheiro de robótica que decidiu colocar as mãos à obra e substituiu, com sucesso, a porta Lightning de um iPhone X, por uma porta USB-C.

Segundo Ken Pillonel, o engenheiro por trás deste feito:

“É isso. Finalmente terminei o primeiro iPhone do mundo com uma porta USB Type-C. O carregamento e a transferência de dados estão a funcionar. A primeira parte do projecto era fazer com que os electrónicos funcionassem. Então, tive que fazer engenharia reversa com o conector Apple C94 e projectar meu próprio PCB com uma porta USB-C fêmea.”

Aí está o primeiro iPhone X com porta USB-C

O projecto não parece ser fácil de implementar. Em outras palavras, a menos que saiba exactamente o que está a fazer e esteja pronto para arruinar o seu iPhone ao anular a sua garantia, é melhor simplesmente admirar o trabalho de Ken Pillonel em vez de tentar a operação no seu equipamento.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.