iPhone 15 vai contar com USB-C mas nem tudo são boas noticias
16 Agosto, 2023Há muito que se sabe que a Apple finalmente colocará de parte a sua porta Lightning em favor de uma porta USB-C no iPhone 15, uma mudança que foi feita a mando das novas regras da União Europeia, que obriga a utilização da porta USB-C para carregamento.
Isso significaria que os consumidores não vão necessitar de comprar novo carregador sempre que mudam de smartphone, independentemente da marca do mesmo. Alem disso, com este regra, outros dispositivos eletrónicos de consumo utilizarão a porta USB-C para o carregamento, pelo que o mesmo carregador vai servir para uma infinidade de dispositivos.
No entanto, parece que a Apple ainda vai obrigar os utilizadores a comprar um dos seus cabos oficiais. Os cabos flexíveis USB-C dos novos iPhones foram vistos de perto, onde se conseguiu ver que eles contam com um chip especial ‘3LD3’ que pode obrigar os clientes a comprar acessórios compatíveis.
No X (anteriormente Twitter), Majin Bu partilhou alguns cabos flexíveis USB-C que ele afirma pertencer à série iPhone 15. A nota de maior destaque começou quando ele começou a falar sobre o chip 3LD3, que parece ser um chip especial que a Apple projetou. Infelizmente, o número do modelo do chip não revela a sua funcionalidade, mas o informante diz que, segundo os chips que foram empacotados no passado, a sua função principal pode girar em torno da “criptografia de transmissão”.
Os termos utilizados na publicação sugerem que a Apple pode estar a utilizar esse chip e o emparelhamento do iOS para limitar a carga recebida por todos os modelos do iPhone 15. No entanto, Majin Bu afirma que todos os cabos USB-C devem ser compatíveis com os futuros dispositivos da Apple, conforme exigido pela lei da União Europeia. No entanto, esta limitação pode ser praticada noutros mercados, que seguem qualquer mandato definido pela UE, obrigando os clientes a adquirir cabos USB-C oficiais da Apple para carregar o iPhone 15.
Cabo USB-C do iPhone 15 contará com o chip 3LD3
Para quem não tem a noção da dimensão de utilizar o USB-C, isso significa que Apple deixará de receber royalties das fabricantes de acessórios que fabricavam dispositivos Ligthning, portanto, a única forma de recuperar essa receita perdida é forçar os clientes a comprar cabos USB-C que funcionarão apenas com o iPhone.
Ainda é totalmente possível que o chip ‘3LD3’ seja apenas uma medida de segurança para impedir que hackers roubem dados importantes ao ligar uma porta USB-C do iPhone 15, o que significa que todos os outros cabos ainda podem funcionar com esses modelos futuros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.