iPhone 15 Pro parece ser vitima de burn-in do seu ecrã OLED
16 Outubro, 2023Como já era esperado, o lançamento da série iPhone 15 atraiu muita atenção, mas muitas vezes por causa das falhas detetadas nos equipamentos. Desde o lançamento, a empresa teve que lidar com problemas de superaquecimento nos modelos Pro, uma situação que a Apple corrigiu com a implantação de um patch. No entanto, parece que esse patch tornou os smartphones um pouco menos potentes do que antes… e a prova chegou através dos testes de benchmark.
Embora os modelos Pro também sofram de problemas de consumo de energia, muitos proprietários agora estão a reclamar do burn-in no ecrã. Para quem não sabe, é um defeito bastante preocupante, que geralmente ocorre de forma rara em ecrãs OLED recentes. Até o ecrã OLED da Nintendo Switch está muito bem protegida contra esse fenómeno.
Burn-in em ecrãs OLED é um fenómeno pelo qual certos pixeis, ou áreas do ecrã, sofrem danos permanentes ou semipermanentes devido à retenção prolongada e estática da imagem exibida. Este fenómeno acontece quando imagens ou elementos estáticos são exibidos no próprio ecrã por longos períodos de tempo, sem sofrer qualquer alteração.
O burn-in pode causar fantasmas visíveis ou descoloração permanente dos pixeis afetados, o que resulta em distorção percetível do ecrã, e que a grande maioria das vezes é irreversível. Os utilizadores que usam os seus smartphones diariamente não devem encontrar tais problemas, principalmente porque apenas um mês se passou desde que os mesmos foram lançados.
iPhone 15 Pro Max vitima de burn-in?
No entanto, uma imagem em particular (pode ver acima) chamou a atenção porque mostra uma imagem fantasmagórica do teclado QWERTY virtual. “Eu tenho o mesmo problema. A Apple irá substituí-lo. Isso parece relativamente raro, vi cerca de 5 relatórios no total. Mas este é definitivamente um problema real com o 15 Pro Max que as gerações anteriores não tinham”, disse um utilizador.
Esperamos, portanto, que a Apple corrija rapidamente o problema nas próximas unidades fabricadas, pois o burn-in não deve aparecer tão facilmente em ecrã com tamanha qualidade. Recorde-se que os painéis do iPhone 15 Pro Max são fornecidos pela Samsung Display, enquanto a LG Display também cuida da produção de alguns dos ecrãs do iPhone 15 Pro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.