iPhone 15 Pro e Pro Max oficialmente anunciados

iPhone 15 Pro e Pro Max oficialmente anunciados

13 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A acompanhar os iPhone 15 e 15 Plus que falamos à pouco, que são os 2 equipamentos mais básicos para o ano de 2023, a Apple anunciou os poderosos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, os dois mais potentes equipamentos da empresa da maça, que contam com algumas novidades.

Pelo segundo ano consecutivo, o iPhone 15 Pro e o 15 Pro Max foram sem dúvida os iPhones mais esperados da sua geração. O motivo é fácil de dizer: desde o ano passado, a Apple aumentou a distância no que diz respeito às diferenças entre os modelos Pro e os modelos “básicos”. Toda a gama pode agora contar com um design homogéneo, pelo menos em princípio, com a frente dominada pelos grandes displays OLED e interrompida apenas pela Ilha Dinâmica que alberga a câmara frontal e os sensores para Face ID. Além disso, toda a linha perde a porta Lightning para dar lugar a uma porta USB-C.

Em comparação com os modelos “básicos” da gama 2023, que se configuram como uma espécie de meio termo entre o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 “básico” do ano passado, os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max ganham o novo Apple A17.

Olhando de frente para o novo iPhone 15 Pro, surge de imediato o trabalho de otimização que a gigante de Cupertino conseguiu desenvolver em torno do ecrã Super Retina de 6,1 ou 6,7 polegadas… que é um recorde no segmento de smartphones da Apple.

Indo além, podemos perceber como os dois smartphones são um pouco mais suaves na alternância entre bordas e curvaturas: grande parte do crédito vai para a nova moldura de titânio que permitiu que a Apple iluminasse os aparelhos, e graças também a uma nova técnica de alojamento do display (razão pela qual as molduras são reduzidas ao esqueleto), reduzir as suas dimensões em planta (aumentando a espessura, ainda que ligeiramente). A certificação IP68 permanece, e agora também é mais fácil substituir a tampa traseira.

Olhando de lado para o iPhone 15 Pro podemos ver outras duas pequenas, mas muito importantes inovações: a primeira é dada pelo botão de ação que substitui o bom e velho controlo deslizante para selecionar o modo toque/silêncio; este botão físico pode ser personalizado pelo utilizador para realizar um conjunto de “ações predefinidas” mas, basicamente, executa exatamente a tarefa do antigo controlo deslizante.

A grande novidade, no entanto, pode ser encontrada na borda inferior do smartphone: adeus Lightning, ola USB-C. Na verdade, a Apple teve que ceder à vontade da União Europeia e implementar a possibilidade de carregamento através do padrão universal nos seus dispositivos, incluindo finalmente os smartphones. No entanto, ao contrário dos modelos básicos deste ano, cuja porta USB-C é uma simples 2.0, os modelos Pro podem contar com uma porta USB-C 3.2 muito mais potente com suporte ao padrão DisplayPort; embora isso envolva a compra de novos acessórios, especialmente para quem já era proprietário de um iPhone.

[quads id=RndAds]

Por esta altura, um dos pontos fortes de um smartphone topo de gama deve ser necessariamente o setor fotográfico. No iPhone 15 Pro isso permanece quase inalterado em relação ao antecessor direto, mantendo a configuração de três câmaras (mais flash LED de dois tons e scanner LiDAR) com sensor principal de 48MP (que no entanto ganha um novo nano-revestimento para evitar lens-flare), sensor ultra grande angular de 12MP (também neste caso há o novo nano-revestimento ) e sensor telefoto de 12MP (para zoom óptico de 3x).

A resolução das fotos capturadas pelo sensor principal agora é de 24MP (anteriormente era de 12MP) e as fotos podem ser tiradas em três distâncias focais diferentes (24, 28 e 35 mm). O verdadeiro inovador no campo fotográfico, pelo menos para esta geração, é o iPhone 15 Pro Max que é o primeiro iPhone da história a poder contar com teleobjetiva periscópica. Especificamente, é um sensor de 12MP estabilizado opticamente e feito com um design bastante compacto, capaz de dar ao smartphone a possibilidade de realizar um zoom óptico de 5x; o desafio para os melhores telefones com câmara de topo no cenário Android foi lançado.

iPhone 15 Pro
[quads id=RndAds]

Há muito protagonista dos rumores, o chip do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max é exatamente o que todos esperávamos: o Apple A17 Pro. É um SoC criado com processo de produção de 3 nm (o primeiro no panorama tecnológico) pela TSMC e, no papel, deverá garantir à Apple (que terá exclusividade no processo de produção durante vários meses) uma importante vantagem competitiva face aos seus rivais do panorama Android também durante 2024.

O novo chip será maior e oferecerá melhor desempenho geral em termos de desempenho puro e eficiência energética: mais uma vez encontramos um CPU hexa-core (dois núcleos de potência e quatro núcleos de eficiência, +10% de aumento de desempenho), um GPU hexa-core (grande avanço em relação ao passado, quantificado em 20% e capaz de desbloquear o potencial máximo do Ray tracing em smartphones, uma excelente notícia para os jogadores), um Neural Engine de 16 núcleos (quase 35.000 biliões de operações por segundo) e Mecanismos dedicados (ProDisplay Engine e ProRes Codec). Para suportar o SoC, encontramos 6GB de RAM (provavelmente LPDDR5X) independentemente do espaço de armazenamento: existem quatro cortes disponíveis, 128 GB (somente no modelo Pro), 256 ou 512 GB e 1 TB (em ambos).

O último aspeto do SoC que encontraremos no iPhone 15 Pro e 15 Pro Max é aquele associado ao modem que é o Qualcomm Snapdragon X75 5G, um modem feito com processo de produção de 4 nm capaz de suportar redes 5G em SA e modo NSA, Sub-6 GHz e mmWave (mas apenas nos EUA) com velocidades de até 10 Gbps. Ambos os smartphones, assim como os modelos básicos, suportam dual SIM através de um SIM físico (nano-SIM) e um eSIM.

Disponibilidade e preços do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max

Os novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max estarão disponíveis para encomenda a partir de sexta-feira, 15 de setembro, com vendas reais a partir da sexta-feira seguinte, 22 de setembro. Ambos os modelos chegam nas quatro cores: Branco Titânio, Titânio Natural, Titânio Preto e Titânio Azul e em diferentes cortes de memória, oferecidos pelos preços de tabela a seguir.

  • iPhone 15 Pro
    • 128 GB por 1239 euros
    • 256 GB por 1369 euros
    • 512 GB por 1619 euros
    • 1TB por 1869 euros
  • iPhone 15 Pro Max
    • 256 GB por 1489 euros
    • 512 GB por 1739 euros
    • 1TB por 1989 euros
Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.