iOS e iPadOS 15 chegarão com novas notificações e novo ecrã inicial para o iPad

iOS e iPadOS 15 chegarão com novas notificações e novo ecrã inicial para o iPad

12 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Estamos há algumas semanas do inicio da conferência de programadores WWDC 2021, e o repórter da Bloomberg Mark Gurman, que é conhecido pelas suas boas fontes internas na Apple, obteve aqueles que ele diz serem os primeiros detalhes do iOS, e iPadOS 15. Entre as novidades, as actualizações devem ter grandes mudanças nas notificações, e uma revisão do ecrã inicial para os iPads.

Segundo as informações partilhadas por Gurman, a Apple está a planear uma nova função para os seus sistemas operativos para o iPhone e iPad, que permitirá aos utilizadores fazer diferentes configurações de notificação dependendo do seu status actual. Por exemplo, se o telefone deve emitir um som ou não. As inovações devem ser controláveis ​​através de um novo menu no qual o utilizador deve poder escolher se está a conduzir, a trabalhar, a dormir ou a fazer alguma outra actividade. O menu será mostrado na ecrã de bloqueio, que também está a receber uma actualização importante, e na central de controlo para o acesso rápido.

Além disso, deve haver uma opção para a resposta automática às mensagens, e mais uma vez, dependendo do seu status definido. Ele revela ainda que chegará uma melhoria em relação ao recurso de resposta automática actual. Actualmente, ele só pode ser usado durante a condução. A Apple já integrou algumas novas funções de notificação como “não perturbe” e um modo de hibernação nos seus sistemas. Com o iOS, e iPadOS 15, a empresa está a introduzir uma função de todo o sistema pela primeira vez, para alterar notificações dependendo do status do utilizador.

Os programadores da Apple também estão a trabalhar em melhorias para o seu próprio iMessage: O serviço deve, portanto, funcionar mais como uma rede social no futuro, a fim de poder competir directamente com o Whatsapp. Segundo as fontes da Bloomberg, no entanto, as inovações ainda estão num estágio inicial de desenvolvimento e só poderiam aparecer mais tarde. Deve-se saber que a Apple, e o Facebook, não são particularmente bons amigos, e seguem estratégias completamente contrárias.

iPadOS 15 chega com um novo ecrã inicial para o iPad

Depois de o iOS 14 trazer grandes mudanças para o ecrã inicial do iPhone, chegou o momento do iPad receber o mesmo tratamento. Com o iPadOS 15, a Apple está a planear "a actualização mais significativa para o ecrã inicial do dispositivo desde o lançamento do produto em 2010", escreve Gurman.

Ainda segundo a Bloomberg, a protecção da privacidade também está de volta na agenda do iOS 15. Com a actualização, um novo menu deve ser disponibilizado, mostrando aos utilizadores quais as aplicações que estão, de forma silenciosa, a recolher os seus dados pessoais.

iPadOS 15

Embora a Apple tenha aumentado a privacidade dos seus dispositivos nos últimos anos, no decorrer desse desenvolvimento a empresa identificou milhares de aplicações que usam rastreadores especiais para recolher, e transmitir dados, como números de telefone e localizações. A Apple quer reduzir isso ainda mais com o novo recurso.

Para sabermos que isto tudo é verdade, teremos de esperar pela realização do WWDC 2021, que começa no próximo dia 7 de Junho.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.