iOS 17.1 deve chegar esta tarde: Conheça as novidades
23 Outubro, 2023Se tudo correr conforme está planeado, a Apple deverá disponibilizar ainda no dia de hoje a atualização para a versão estável do iOS 17.1, que como sempre, ou quase sempre, chegará acompanhada de uma nova versão do iPadOS.
Esta será a primeira versão intermediária para o iOS 17, o sistema operativo mais recente para o iPhone, e ao contrário das versões anteriores, não será focado somente na correção de bugs, já que desta vez deveremos ter direito a novos recursos. E se a Apple continuar com o que tem feito até agora, essa nova versão será lançada quando forem 18h em Portugal.
A atualização do iOS 17.1 vem acompanhada de um changelog substancial que indica a chegada de alguns recursos e destaca a resolução de um grande número de bugs.
Partilha AirDrop através da ligação de dados móveis
Com o iOS 17.1, a Apple adiciona a capacidade de concluir a transferência de ficheiros partilhados com AirDrop através da ligação de dados móveis se os dois iPhones se separarem após o início da transferência.
Novos recursos para o modo StandBy
Com o iOS 17.1 a Apple adiciona a nova secção “Ecrã” ao caminho “Configurações> StandBy”: isso substitui o antigo botão “Ecrã sempre ligado”, oferece novas opções de personalização, como o ecrã que pode ser configurado para desligar automaticamente após 20 segundos ou para nunca desligar (esta nova opção está disponível apenas em iPhones que suportam Always-on Display, ou seja, o iPhone 14 Pro e o iPhone 15 Pro ). As opções para ativar o “Modo noturno” e a funcionalidade “Ativar com movimento” também foram movidas para esta secção.
Novidades no Apple Music
O Apple Music ganha um novo sistema para escolha de músicas “favoritas” e sugestões de músicas para adicionar em playlists existentes.
- Novo sistema de escolha de “favoritos” no Apple Music
- A aplicação ganha um novo mecanismo para adicionar uma música aos favoritos: haverá uma estrela, tanto no ecrã em reprodução como nos vários widgets, que, se tocado, adiciona imediatamente a música aos favoritos.
- Os usuários poderão filtrar a sua biblioteca de músicas com base nos favoritos (e os algoritmos serão ajustados de acordo para fornecer sugestões mais relevantes ao gosto do utilizador).
- Sugestões de playlists que já existem no Apple Music
- Após a atualização, a aplicação irá sugerir músicas semelhantes às já presentes (com base no género e no estilo) para adicionar à lista de reprodução através da nova secção ” Músicas ativadas” (ao lado de cada música sugerida há um ” + ” que permite que a adicione rapidamente à lista de reprodução).
Com o iOS 17.1 Apple faz as pazes com a França
A atualização para iOS 17.1 resolve o problema anteriormente reportado do iPhone 12, que faz com que os seus limites dos valores SAR sejam excedidos, uma situação que levou França a proibir a venda desse equipamento no seu mercado.
Geralmente, a Apple inicia o processo de disponibilização de uma nova versão do seu sistema operativo quando o relógio marcar 18h em Portugal. Mas como sempre acontece, mesmo para essas novas versões dos sistemas operativos, teremos um lançamento que vai acontecer de forma gradual via OTA (então não se preocupe se na primeira fase o seu aparelho compatível não encontrar a nova versão, já que algumas horas depois certamente irá surgir).
Se entretanto atualizar para essa nova versão do iOS e/ou iPadOS e verificar que tem outras novidades não reveladas aqui, por favor deixe-nos saber, para que possamos atualizar este artigo. Basta que nos deixe o seu comentário abaixo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.