iOS 17 não parece ter a adoção que era esperada pela Apple
6 Fevereiro, 2024A Apple revelou os números referentes aos seus sistemas operativos mais atuais, que estão a fazer quase seis meses que chegaram ao mercado, e estamos obviamente também a falar dos iOS 17 e iPadOS 17.
Esses dois sistemas operativos podem ser instalados nos dispositivos compatíveis desde o passado mês de setembro e a Apple está mais uma vez a anunciar os números atuais de instalação no seu site dedicado aos programadores.
Segundo foi revelado, 76 por cento de todos os iPhones dos últimos quatro anos estão com a versão mais recente, 20 por cento ainda estão com iOS 16 e 4 por cento estão com versões ainda mais antigas. Se observar todos os iPhones que ainda estão em uso e têm acesso à App Store, um total de 66% de todos os dispositivos executam o iOS 17. Depois 23% ainda usam a versão de 2022 e 11% executam versões antigas.
Já do lado do sistema do iPad, o iPadOS, as coisas parecem um pouco piores. As razões para isso podem ser variadas. Dos dispositivos dos últimos quatro anos, 61 por cento utilizam o iPadOS 17, enquanto que 29 por cento estão a executar o iPadOS 16, e 10 por cento estão a executar versões ainda mais antigas.
Apple esperava que o iOS 17 já estivesse em mais dispositivos
Se expandir a sua visualização para todos os dispositivos atualmente em utilização, “apenas” 53% estão a executar o iPadOS 17, enquanto que 29 por cento utilizam o iPadOS 16 e 18 por cento ainda executam versões mais antigas do sistema operativo.
Esses números estão um pouco abaixo daquilo que é habitual na Apple, que habitualmente tem uma taxa de adoção um pouco superior.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.