iOS 17 chega 18 de setembro: conheça as principais novidades

iOS 17 chega 18 de setembro: conheça as principais novidades

13 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Durante o evento de ontem que serviu de apresentação do novo iPhone 15, a Apple aproveitou para anunciar a versão mais recente do seu sistema operativo móvel, o iOS 17. Como não podia deixar de ser, este é o sistema que vai equipar os novos equipamento, e que muito em breve será disponibilizado para os equipamentos compatíveis, e uma lista dos mesmos revelaremos mais abaixo.

O iOS 17 não pretende “estragar” a experiência do utilizador, mas sim enriquecer os iPhones com muitos novos recursos, redesenhar e tornar outras partes do sistema operativo mais personalizáveis, melhorar a segurança e privacidade, para tornar todo o sistema mais acessível e inclusivo.

Durante a apresentação, Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, já havia sublinhado que a equipa de desenvolvimento optou por partir das funções básicas de um iPhone, aquelas utilizadas para comunicar (Telefone, FaceTime e Mensagens ), enriquecendo-as com muitas novidades. recursos e possibilidades de personalização; Somados a isso estão muitos outros novos recursos.

A verdade é que este novo iOS 17 não tem muitos novos recursos, mas ainda assim ganhou o novo modo StandBy, uma inovação projetada para transformar o smartphone num display inteligente com informações instantâneas visíveis à distância quando o iPhone está a carregar e na posição horizontal. Este modo pode ser personalizado com relógios, fotos favoritas e widgets, e é compatível com Atividades em tempo real, Siri, chamadas recebidas e notificações maiores. O modo StandBy está disponível apenas para iPhones que utilizam acessórios MagSafe com suporte e pode ser ativado tocando no ecrã, exceto no iPhone 14 Pro que sempre mostra informações graças ao display always on.

Com a atualização para iOS 17, a aplicação Telefone foi melhorada com novas opções de personalização. Os utilizadores agora podem usar posters de contacto para expressar a sua personalidade através de efeitos de foto ou Memoji, estilos de fonte e cores para chamadas recebidas. Este recurso também será estendido a aplicações de chamadas de terceiros. Além disso, foi introduzido o recurso Live Voicemail, que permite aos utilizadores visualizar transcrições em tempo real de mensagens de correio de voz e responder durante a gravação. Além disso, as chamadas identificadas como spam serão rejeitadas automaticamente.

Já a aplicação FaceTime recebeu uma atualização significativa com o iOS 17. Os utilizadores agora podem deixar mensagens de voz e vídeo para pessoas indisponíveis. As chamadas FaceTime tornaram-se mais interativas com a capacidade de adicionar reações como corações, balões e fogos de artifício. O FaceTime também estará disponível no Apple TV 4K, com o recurso de enquadramento automático que mantém o utilizador no centro do palco, mesmo enquanto ele se movimenta pela sala.

O aplicação Mensagens foi enriquecida com vários novos recursos. Agora é possível criar Live Stickers animados a partir de fotos, com possibilidade de adicionar efeitos. A pesquisa foi melhorada com a introdução de filtros de pesquisa mais precisos e a partilha de localização é feita em tempo real. A aplicação de Mensagens também introduziu um novo recurso chamado “All Good”, que permite aos utilizadores notificar amigos e familiares quando chegarem ao seu destino, partilhando informações úteis como localização e status do serviço móvel. É importante ressaltar que todas as informações partilhadas através da aplicação Mensagens são protegidas por criptografia de ponta a ponta.

[quads id=RndAds]

Todos os outros novos recursos do iOS 17

Esses foram apenas os principais novos recursos do iOS 17 que traz consigo muitos outros novos recursos, como o recurso NameDrop do AirDrop (permite aos utilizador partilhar informações de contacto aproximando o seu iPhone do de outra pessoa).

As mudanças também afetam o teclado do sistema e outras aplicações do sistema, como Apple Maps, Apple Music, Home, Fitness, Health, Siri e o navegador Safari. Além disso, não faltam novidades em relação à privacidade e segurança (de olho nas passwords e chaves de acesso) dos dados dos utilizadores.

Por fim, vale mencionar a novo aplicação Journal que explorará o aprendizagem de máquina no dispositivo para fornecer ao utilizador sugestões de escrita personalizadas, selecionadas com base em atividades recentes… mas esse recurso só chegará em outubro.

Lista de equipamentos suportados pelo iOS 17

  • iPhone XR (2018)
  • iPhone Xs e iPhone Xs Max (2018)
  • iPhone 11 (2019)
  • iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max (2019)
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone 12 e iPhone 12 mini iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max (2020)
  • iPhone 13 e iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max (2021)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone 14 e iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max (2022)

A Apple iniciará a disponibilização do novo iOS 17 a partir do próximo dia 18 de setembro, mas como de costume será lançada de forma gradual.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.