iOS 13 permite que saiba quais as aplicações que fazem rastreamento
11 Junho, 2019Nos últimos anos, a empresa de Cupertino trouxe vários recursos para o iOS para tentar preservar a privacidade dos utilizadores e informá-los do que está a acontecer. Um ícone informa, por exemplo, quando um aplicação que tem instalada no seu dispositivo usa a sua localização geográfica.
Com o iOS 13, a Apple quer ir mais além, não apenas informando quais as aplicações que o rastreiam, mas também onde eles o seguem. Por exemplo, na captura de imagem abaixo, vemos uma solicitação de permissão do iOS para que uma aplicação continue a registar o local, mesmo em segundo plano.
E isso não é tudo, o sistema também mostra um pequeno mapa onde a aplicação seguiu o utilizador. Neste caso, a aplicação em questão é a da Tesla, lógica o suficiente para que utilize a geolocalização desde que relacionada ao carro. Isso também significa que se uma aplicação que tem instalada usar a sua localização quando acha que deveria, saberá mais do que qualquer coisa está errado.
Segundo a Apple, os utilizadores do iOS 13 devem ver as suas janelas aparecerem regularmente o suficiente para ajudá-los a manter as suas configurações e permissões relacionadas à privacidade actualizadas. Podemos imaginar que isso pode tornar-se tedioso a longo prazo, mas se a sua privacidade é muito importante para se e odeia a ideia de ser rastreado por aplicações, esse recurso deve interessá-lo.
O iOS 13 deve estar disponível no Outono para o público em geral.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.