Internet: Batido o recorde mundial de velocidade – Faz ideia de quanto é?

Internet: Batido o recorde mundial de velocidade – Faz ideia de quanto é?

21 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Qual é a velocidade de Internet que tem em sua casa? 100Mbps? 200Mbps? Diga-se de passagem que qualquer um dos números que revelei atrás, já é uma velocidade muito interessante, e dificilmente tirar partido de toda a velocidade que ela tem para oferecer. Agora imagine uma velocidade de 178 terabits por segundo (Tbps), ou seja, 178 milhões de megabits por segundo…

Sim, não me enganei, o novo recorde mundial de velocidade de Internet foi estabelecido, e está nos 178Tbps. Essa velocidade permitia, por exemplo, descarregar todo o catalogo da Netflix em menos de um segundo. Surpreendido? Também eu, mas não se entusiasme, já que esse valor está a anos (muitos anos) de distancia de ficar disponível comercialmente.

Actualmente, a Internet mais rápida disponibilizada para o consumidor final, no mundo, é de 10Gbps, e é oferecida por uma empresa no Japão, e para profissionais temos uma Internet de 400Gbps que está disponível na Rede de Ciências de Energia dos Estados Unidos.

Recorde mundial de velocidade da Internet chega aos 178 terabits por segundo

Para conseguir esse valor, os engenheiros da KDDI Research, University College London e Xtera desenvolveram novas tecnologias para passar mais dados através da configuração de fibra óptica existente. A maior parte da infraestrutura actual é capaz de ter 4,5THz de largura de banda, e algumas novas tecnologias a aumentaram para 9THz. Este novo sistema o eleva esse limite para uns impressionantes 16,8 THz.
A largura de banda mais ampla é o resultado de novas constelações de Shaping Geométrico (GS). Para caber mais informações sem interferência, esses padrões de combinações de sinais alteram o brilho, a fase e a polarização dos comprimentos de onda. O sistema híbrido é o resultado de diferentes combinações de tecnologias de amplificador existentes.

Uma vez que a configuração utiliza a configuração de fibra ótica existente, a integração desta nova tecnologia seria relativamente mais fácil e mais barata em comparação com outras pesquisas experimentais neste campo. Apenas actualizar os amplificadores já resolveria o problema, e não haveria necessidade de substituir os cabos completamente.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.