Inteligência artificial: Google aparenta ter receio e quer mais regulamentação

Inteligência artificial: Google aparenta ter receio e quer mais regulamentação

21 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Sundar Pichai falou sobre a inteligência artificial. Segundo o chefe da Google, é necessária mais regulamentação para evitar o uso indevido dessa tecnologia.

Sundar Pichai demonstra alguma apreensão em relação à inteligência artificial

"Existem preocupações reais sobre as consequências negativas da inteligência artificial, que vão do deepfakes ao uso malicioso do reconhecimento facial. Enquanto o trabalho já está em andamento para resolver essas preocupações, inevitavelmente haverá outros desafios que nenhuma empresa ou sector pode resolver sozinho”, escreve Sundar Pichai.

Ele afirma que os Estados Unidos e a Europa estão a desenvolver propostas regulatórias e que "o alinhamento internacional será essencial para o funcionamento dos padrões globais" .

Sundar Pichai continua: “Não tenho dúvidas de que a inteligência artificial deve ser regulada. É muito importante não fugir a isso.”

metadados facebook inteligência artificial

Por esse motivo, a Google baseia-se em regras para evitar distorções, realizar testes de segurança rigorosos, projectar com a privacidade em mente e responsabilizar a tecnologia.

O chefe da Google sabe que isso é teoria. E na prática? A Google desenvolveu ferramentas de código aberto com a ideia de ajudar a todos. "Acreditamos que qualquer empresa que desenvolva novas ferramentas de inteligência artificial também deve adoptar directrizes rigorosas e rever processos", afirmou Sundar Pichai.

Ele concluiu explicando que a regulamentação governamental "também desempenhará um papel importante" e que o RGPD em vigor na Europa pode servir de base. "Os regulamentos podem fornecer orientação geral e, ao mesmo tempo, permitir a implementação apropriada em diferentes sectores", diz Sundar Pichai.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.