Inteligência artificial: Europa e Google querem regras voluntárias antes de uma lei

Inteligência artificial: Europa e Google querem regras voluntárias antes de uma lei

28 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

O comissário europeu para Digital, Thierry Breton, e o chefe do Google, Sundar Pichai, concordaram para trabalhar em regras a fim de enquadrar a inteligência artificial com empresas voluntárias, aguardando nova legislação na União Europeia.

“Concordamos que não podemos esperar que a legislação de IA seja implementada e trabalhar em conjunto com todos os desenvolvedores de IA para estabelecer um pacto de forma voluntária”, declarou Thierry Breton, após uma reunião com Sundar Pichai em Bruxelas . A União Europeia quer ser a primeira no mundo a adotar um quadro jurídico completo para limitar os excessos da inteligência artificial.

De grande complexidade técnica, os sistemas de inteligência artificial fascinam tanto quanto preocupam. O público em geral descobriu o seu imenso potencial especialmente no final do ano passado com o lançamento do ChatGPT, que pode escrever artigos originais, desenvolvimento e muito mais em segundos. Mas a divulgação nas redes sociais de imagens falsas, mais reais que a vida, criadas a partir de aplicações como o Midjourney, alertou para os riscos de manipulação de opinião.

A futura legislação da União Europeia baseia-se nos regulamentos de segurança de produtos existentes e imporá controlos que priorizam os negócios. O cerne do projeto consiste numa lista de regras impostas apenas a aplicações consideradas de alto risco pelas próprias empresas com base nos critérios do legislador. Para o executivo da UE, seriam todos os sistemas usados ​​em áreas sensíveis, como infraestrutura crítica, educação, recursos humanos, policiamento ou gestão de migração.

Inteligência artificial preocupa as entidades europeias

Entre as obrigações: prever o controlo humano sobre a máquina, o estabelecimento de documentação técnica ou mesmo o estabelecimento de um sistema de gestão de riscos. A proposta da Comissão também fornece uma estrutura para sistemas de IA que interagem com humanos. Isso vai obrigar a informar o utilizador que está em contacto com uma máquina e obrigará as aplicações geradoras de imagens a especificar que foram criadas artificialmente.

“Muitas coisas podem ser implementadas sem passar pela lei”, explicou Thierry Breton, desejando trabalhar com todos os “grandes atores europeus e não europeus” que desejam alcançar a regulamentação “antes que se torne vinculativa por lei”.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.