Inteligência artificial pode ajudar no rastreamento do cancro de mama

Inteligência artificial pode ajudar no rastreamento do cancro de mama

2 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Um software baseado na inteligência artificial poderá em breve reduzir a carga de trabalho dos radiologistas no rastreamento do cancro de mama. Pelo menos é o que afirmam os dados preliminares de um estudo, embora seja cedo para concluir sobre o seu real benefício.

Feito na Suécia e publicado recentemente, este estudo permite sobretudo concluir que não há risco para os radiologistas utilizarem softwares de inteligência artificial para melhor direcionar as suas análises.

Os pesquisadores dividiram 80.000 mulheres em dois grupos de tamanho semelhante. Todos elas realizaram mamografia, mas o primeiro grupo foi rastreado de forma clássica, ou seja, com o olhar de dois radiologistas independentes, enquanto os dados do segundo grupo foram examinados primeiro por uma Inteligência Artificial e depois por um único radiologista.

No final, o grupo assistido pela Inteligência Artificial não teve pior desempenho: eles até detetaram um pouco mais de casos positivos. A taxa de “falsos positivos”, ou seja, casos em que o primeiro exame suspeita erroneamente de cancro, foi semelhante.

Como é necessário apenas um radiologista no procedimento que envolve uma IA, o uso dessa tecnologia pode acabar por reduzir para metade a carga de trabalho desses médicos, e acima de tudo permitir que o rastreamento do cancro de mama seja feito com mais frequência.

Rastreamento do cancro de mama poderá ser auxiliado pela Inteligência Artificial

Esses resultados são promissores porque o rastreamento é amplamente considerado uma das principais formas de combater o cancro de mama, que é Portugal é comum entre mulheres de 50 a 74 anos, já que essa é uma recomendação europeia. No entanto, é muito cedo para concluir sobre o real interesse da IA ​​neste campo: serão necessários vários anos de retrospetiva para saber se ela é realmente tão eficaz como uma dupla opinião humana.

Esperemos que tudo isto corra bem e que nasça assim mais uma ferramenta para auxiliar no deteção de algo que “castiga” milhões de mulheres em todo o mundo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.