Intel Xe: a ameaça real da Nvidia e AMD Radeon está a chegar

Intel Xe: a ameaça real da Nvidia e AMD Radeon está a chegar

7 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Intel está a preparar os seus últimos detalhes para a sua ofensiva no mercado de placas gráficas dedicadas com uma nova arquitectura, a Intel Xe, cuja supervisão é confiada a Raja Koduri, ex-AMD. Deveria permitir a criação de placas gráficas específicas para o mercado de servidores, mas também GPUs convencionais que vão competir directamente com os principais players do mercado, a Nvidia e a AMD.

Paralelamente, a Intel continua a melhorar os seus GPUs integrados com uma geração Intel Gen11 associada aos processadores Ice Lake, produzidos no processo de gravação de 10nm, o que parece promissor e será mais do que apenas automação de escritório.
Os detalhes da arquitectura Intel Xe (que deve corresponder ao Intel Gen12) ainda são escassos, mas uma janela de lançamento está a surgir gradualmente em 2020. E como se para confirmar esse calendário, Raja Koduri publicou uma imagem enigmática no Twitter.

Ele mostra a parte traseira de um Tesla Model S e é acompanhado por uma referência à @IntelGraphics. Na matricula do veículo, pode-se ler as menções "Junho" e "2020", enquanto o registo da placa "THINKXE" invariavelmente faz pensar na arquitectura Intel XE. Um artigo de David Blythe, chefe de arquitetura Xe, foi até intitulado no início deste ano " Pense exponencial: a arquitectura Xe da Intel ".

A partir daí, podemos pensar que a oficialização das primeiras placas gráficas Intel Xe, vai acontecer já em Junho de 2020.

Todos os olhos vão então voltar-se para a Computex 2020, que tem o seu inicio em Junho de 2020, local habitual de anúncios importantes na empresa de Santa Clara.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.