Intel revela o roteiro de processadores após os Raptor Lake
19 Fevereiro, 2022Intel revela o que vem a seguir aos Raptor Lake
A Intel começou a implantar os seus processadores Alder Lake explorando uma arquitectura híbrida e usando a técnica Intel 7 que, como o próprio nome não indica, é uma gravação de 10nm com transistores Enhanced SuperFin.
A próxima família, a Raptor Lake, que representará a linha Intel Core de 13ª geração, usará as mesmas bases, mas optimizadas para oferecer configurações com um número maior de núcleos: até 24 núcleos / 32 threads (em vez de 16 núcleos no máximo para Alder Lago).
Durante o evento Investor Meeting 2022, a empresa demonstrou um PC com um processador Raptor Lake que devemos descobrir ainda durante este ano. Ao mesmo tempo, lançou um roteiro com os nomes de código dos seus futuros processadores.
Há confirmação de nomes já citados em rumores que surgiram nos últimos meses. A Intel já confirmou no ano passado a plataforma Meteor Lake que será a primeira a utilizar a técnica Intel 4 correspondente à gravação em 7nm e está prevista para chegar em 2023, ainda com uma arquitectura híbrida, desta vez em chiplets, mas também um novo tipo de GPU integrado chamado tGPU.
Em seguida teremos o Arrow Lake, que chegará em 2024 e também utiliza a arquitectura híbrida em chiplets, mas que pode mudar para a gravação Intel 20A (gravação de 5nm). A Intel também menciona para o grupo Meteor Lake / Arrow Lake uma gravação externa N3 (em 3nm), provavelmente proveniente da TSMC.
Finalmente, de 2024 a 2025, é de facto a plataforma Lunar Lake que assumirá o controlo e da qual a Intel não diz muito, excepto que explorará a técnica Intel 18A, bem como os métodos de gravação TSMC.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.