Intel prepara-se para matar as marcas Pentium e Celeron

Intel prepara-se para matar as marcas Pentium e Celeron

16 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Intel está a preparar-se para substituir as marcas Pentium e Celeron para apresentar apenas a informação “Processador Intel“. A nova marca substituirá as duas marcas existentes nos notebooks já a partir do próximo ano, e supostamente facilitará as coisas quando os consumidores quiserem comprar laptops menos dispendiosos.

A Intel quer concentrar-se nas marcas Core, Evo e vPro e utilizadores o “Processador Intel” naquilo que chama de produtos “essenciais”.

“A Intel está comprometida em impulsionar a inovação para beneficiar os utilizadores, e as nossas famílias de processadores de nível básico têm sido cruciais para elevar o padrão de PC em todas as faixas de preço”, explica Josh Newman, vice-presidente e gerente geral interino de plataformas de clientes móveis da Intel. “A nova marca “Processador Intel” simplificará as nossas ofertas para que os utilizadores possam concentrar-se em escolher o processador certo para as suas necessidades.”

O fim da marca Pentium acontece após quase 30 anos depois do seu nascimento. Originalmente introduzidos em 1993, os principais chips Pentium foram introduzidos pela primeira vez em máquinas desktop de ponta, antes de migrar para laptops. A Intel tem usado amplamente a sua marca Core para a sua linha principal de processadores, desde a sua introdução em 2006, e a Intel reaproveitou a marca Pentium para processadores de gama média.

Já a Celeron era a marca da Intel para PCs de baixo custo. Lançada cerca de cinco anos após o Pentium, os chips Celeron sempre ofereceram muito menos desempenho, a um custo muito menor para fabricantes de laptops e, em última análise, consumidores. O primeiro chip Celeron surgiu em 1998 e foi baseado num processador Pentium II, e os mais recentes processadores Celeron são amplamente utilizados ​​em Chromebooks e laptops de baixo custo.

Pentium

“Processador Intel” vem absorver as marcas Pentium e Celeron

A mudança da Intel para simplificar para apenas “Processador Intel” significa que várias famílias de processadores agora serão alojadas sob uma única marca. Como a Intel planeia lidar com a educação dos consumidores sobre o que é médio e o que é baixo custo não está totalmente claro. De qualquer forma, os chips de baixo custo certamente acumularam associações negativas suficientes nos últimos anos, já que as fabricantes de PCs concentram-se cada vez mais em Chromebooks e dispositivos de baixo custo, onde às vezes os chips não conseguem acompanhar.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.