Intel prepara-se para acabar com o Hyper-Threading nos seus processadores

Intel prepara-se para acabar com o Hyper-Threading nos seus processadores

19 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Se tivermos em consideração ao que está a ser avançado, a Intel deverá abandonar o recurso Hyper-Threading (HTT) com a sua próxima geração de processadores baseados na arquitetura Lunar Lake.

O Hyper-Threading foi lançado em 2002, inicialmente com os primeiros CPUs Xeon para clientes empresariais e depois também para chips de consumo da série Pentium 4. Essa tecnologia permite essencialmente que um núcleo de computação do CPU execute dois threads em paralelo… algo que pode levar a aumentos consideráveis de desempenho.

A coisa toda também é chamada alternativamente de multithreading simultâneo (SMT). Se a Intel realmente abandonar esta tecnologia com a série Lunar Lake, a questão importante permaneceria: quais os verdadeiros motivos? Atualmente não há resposta para isso. Deve-se mencionar que embora os núcleos de desempenho (P-Cores) da Intel utilizem atualmente Hyper-Threading, ele já está em falta nos núcleos de eficiência (E-Cores).

É o fim do Hyper-Threading?

Hyper-Threading

No entanto, ainda não se sabe se a Intel irá realmente abandonar o mesmo, já que a informação está a ser avançada com base numa captura de ecrã do Gestor de Tarefas do Windows, que podemos ver acima. No entanto, já existem rumores de que o mesmo também estará ausente dos próximos processadores da série Arrow Lake-S.

Por agora resta-nos esperar por mais informações, já que até ao momento a Intel nada comentou sobre o assunto, e somente eles podem confirmar, ou negar, essa possibilidade.

FONTE: Neowin

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.