Intel prepara o Pentium Gold G5620: um novo CPU de 4 GHz para o segmento low end

Intel prepara o Pentium Gold G5620: um novo CPU de 4 GHz para o segmento low end

21 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Intel parece estar pronta para comercializar um novo processador Pentium com frequência de 4GHz, o Pentium Gold G5620. Esse novo CPU foi encontrado em algumas lojas europeias com disponibilidade a 4 de março, juntamente com outros novos processadores Pentium e Celeron, de baixo custo. De momento não há indicações oficiais da Intel, mas os detalhes que apareceram sugerem um anúncio para o próximo mês.

O Pentium é um dos nomes históricos entre os muitos modelos de processadores Intel: o Pentium 4 foi um dos CPUs mais vendidos de sempre e teve o seu pico nos modelos com o Core Prescott. Frequências de clock muito altas e alto consumo / temperatura têm sido marcas desses chips, antes do advento da arquitetura Conroe (Core 2).
Nos últimos anos, a Intel assumiu a marca Pentium, re-propondo-a como uma solução de baixo custo ao lado dos Celerons, tornando-a mais atraente com as linhas Pentium Silver e Pentium Gold. A primeira série Pentium Gold 4000 surgiu em 2017, com o Intel: Pabyum Kaby Lake a tornar-se no Pentium Gold (na prática), CPUs dual-core com Hyper-Threading (4 threads) baseadas na arquitetura Kaby Lake de 14nm.

Pentium Gold G5620

De momento não está claro qual é a arquitetura a ser usada pelo Pentium Gold G5620, bem como outros novos modelos Pentium e Celeron. Se tivermos em consideração o roadmap da Intel, este deve fazer parte dos processadores baseados na arquitetura Coffee Lake-R (14nm ++), no entanto, dada a situação atual da cadeia de produção de 14nm, bem como a posição da empresa, não se pode excluir a possibilidade de uso da primeira geração da arquitetura Coffee Lake.

Juntamente com o Pentium Gold G5620 de 4 GHz, mais 6 modelos chegarão:

  • Pentium Gold G5420
  • Pentium Gold G5420T
  • Pentium Gold G5600T
  • Celeron G4950
  • Celeron G4930
  • Celeron G4930T

Mais uma vez, até ao momento não foram reveladas quaisquer especificações técnicas detalhadas, mas na maioria dos casos não haverá grandes diferenças em comparação com as soluções da geração anterior: os modelos Pentium deve manter a configuração 2 núcleos / 4 threads, o Celeron que baseiam 2 core / 2 threads; o cache L3 pode ter 2MB ou 3MB (Pentium) enquanto que para o GPU integrado falamos do Intel UHD610 / 630.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.