Intel multada em 376 milhões de euros por causa da AMD

Intel multada em 376 milhões de euros por causa da AMD

24 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Comissão Europeia impôs uma multa de 376 milhões de euros à Intel por impedir o acesso dos concorrentes através de restrições entre 2002 e 2007. A multa surge após uma longa batalha legal antitrust que remonta a 2009, quando a Comissão multou a Intel num valor recorde de 1,06 mil milhões de euros por abuso de posição dominante.

Esta multa recorde de 1,06 mil milhões de euros foi rejeitada no ano passado pelo Tribunal de Primeira Instância do Luxemburgo, o segundo mais alto tribunal europeu. O tribunal, no entanto, concordou com a Comissão Europeia que a Intel havia excluído ilegalmente rivais do mercado, o que levou o órgão de fiscalização da concorrência da União Europeia a reabrir o caso. A decisão de 2009 acusou a empresa de bloquear a rival AMD.

Agora, o órgão de fiscalização da UE afirmou ter reimposto uma multa por práticas entre Novembro de 2002 e Dezembro de 2006, quando a Intel pagou à HP, Acer e Lenovo para deixar de usar, ou atrasar produtos rivais.

“O Tribunal Geral confirmou que as restrições flagrantes da Intel constituíam um abuso de posição dominante ao abrigo das regras de concorrência da UE ”, afirmou a Comissão Europeia numa afirmação.

Intel com multa milionária por ter bloqueado a AMD

A Intel respondeu após a decisão: “Estamos a analisar a decisão e o valor da multa para determinar os possíveis fundamentos e as chances de sucesso do recurso nos tribunais europeus ”, afirmou a empresa. A Intel aguarda atualmente a aprovação da Comissão para quase 10 mil milhões de euros em subsídios estatais alemães para construir uma fábrica de chips na Alemanha.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.