Intel lança os seus novos CPUs Ice Lake de 10nm

Intel lança os seus novos CPUs Ice Lake de 10nm

28 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Depois de meses a fio em que foi diversas vezes falado, apareceu em rumores e benchmarks, eis que a Intel lançou os seus novos processadores Ice Lake fabricados no processo de 10nm, na Computex 2019. Apresentando a microarquitetura Sunnycove, os processadores Ice Lake estarão brevemente disponíveis nas prateleiras, das mais variadas lojas.

Houve muitos rumores de que os 10nm da empresa estavam em apuros, mas a mensagem na palestra e o facto de que o lado da mobilidade vai ganhar prioridade, descansa para já os cliente. E sim, os novos processadores chegam primeiro aos laptop's e só depois aos desktop. É uma prática habitual da Intel.
Os processadores da 10ª geração apresentarão um conjunto de mudanças radicais, que incluem grandes melhorias na arquitectura (na verdade, a maior actualização desde 2015), bem como um novo GPU integrado (gráficos de 11ª geração). Se tudo correr bem, os processadores de desktop, de 10 nm, chegarão ainda este ano e deverão finalmente colocar a Intel de volta aos trilhos da sua própria cadência rítmica de processo.

A cadência típica da Intel para processadores costumava ser de 2 anos, mas a empresa passou a optar por mais de 4 anos aperfeiçoando os 10nm para este lançamento. Curiosamente, no entanto, é improvável que o atraso dos 10nm tenha impacto nos processadores de 7nm, desde que a empresa mude para o uso do EUV. A Intel tem usado UV em conjunto com técnicas multi-padrão para alcançar 14nm e abaixo até agora, mas se ele mudar para EUV, ele não precisará de ir para a rota multi-padrão e deve realmente achar que a técnica é mais fácil do que a de 10nm.

O folheto informativo fornecido a quem assistiu ao evento de apresentação, mostra grandes melhorias na eficiência de energia, para as pessoas que priorizam a autonomia, e as especificações mostram até 16 horas de vida útil da bateria dos laptops que podem ser esperados na próxima onda. A computação de um dia inteiro é agora uma coisa muito importante. A presença de WiFi6 e 5G (para não falar de atenuações de espectro) torna esta nova onda de notebooks e ultrabooks uma das maiores mudanças nesta indústria.

Intel lança o Core i9-9900KS e anuncia que os processadores Core X HEDT de última geração

A Intel também anunciou o processador Core i9-9900KS, que tem um turbo de 5 GHz e é uma frequência mais alta do que no 9900k. Considerando que é um processador de 8 núcleos a 5GHz em todos os núcleos, esta será uma escolha loucamente boa para os jogadores, que dependem mais das taxas de clock do que das contagens dos núcleos. A Intel também anunciou que a próxima geração da série Core-X da Intel estará a chegar algures durante este outono.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.