Adeus Core i3, i5, i7 e i9: Intel muda nome dos seus processadores

Adeus Core i3, i5, i7 e i9: Intel muda nome dos seus processadores

2 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de muitos anos, a Intel decidiu mudar a nomenclatura da sua gama de processadores. A confirmação veio de Bernard Fernandes, diretor de comunicações globais da Intel Corporation. Segundo o responsável da empresa, os rumores dos últimos dias estavam corretos.

A empresa americana prepara-se assim para reformar as marcas Core i3, i5, i7 e i9 já com o lançamento da nova geração de CPUs , caracterizada pelo nome de código Meteor Lake, que serão os processadores Core de 14ª geração da Intel.

A prévia fornecida pelo gerente de comunicações da Intel confirma os rumores da semana passada. Com a nova geração de processadores, a Intel implementará mudanças no sistema de nomenclatura dos mesmos. Por enquanto, o gerente não forneceu informações sobre o novo sistema utilizado pela empresa para identificar os seus CPUs. Ao longo das “próximas semanas”, porém, chegarão as primeiras notícias sobre o assunto.

Nos últimos dias, um benchmark do jogo Ashes of the Singularity (um título frequentemente utilizado para avaliar o desempenho de CPU nos jogos) revelou a existência de um misterioso processador Intel Core Ultra 5 1003H. A introdução do nome Ultra representa, assim, uma das possíveis novidades para o sistema de nomenclatura que a Intel utilizará para a sua gama de processadores, começando pela 14ª geração de Intel Cores, representada pelo novo Meteor Lake.

As hipóteses sobre a mesa são diferentes. A Intel poderia aposentar as marcas i3, i5, i7 e i9, atualmente usadas para identificar tanto os processadores de desktop, como a rica gama de processadores de notebook. A Intel poderia, portanto, seguir o exemplo da Apple ao rotular os seus processadores de ponta com nomes como Pro, Max e Ultra.

O risco, claro, é complicar desnecessariamente um sistema já bastante contornado. A gama Intel, de fato, é muito rica. Cada geração de processadores Intel Core é dividida em várias famílias de produtos com diferenças substanciais entre um CPU e outro que às vezes se traduzem em processadores com siglas muito semelhantes e uma diferença de um dígito. Um notebook Core i7 pode ter um processador i7 da série H ou um processador i7 da série U com enormes diferenças de desempenho.

Intel despede-se dos Core i3, i5, i7 e i9

Veremos quais serão as escolhas da Intel a esse respeito. Lembramos que há alguns meses a AMD também mudou a nomenclatura dos seus processadores (para notebooks), com um sistema que permite identificar facilmente as características do processador, desde que conheça o assunto e o funcionamento do mecanismo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.