Intel afirma que a escassez de componentes vai durar até 2024
1 Maio, 2022Previsões da escassez de componentes aponta que vai durar até 2024
Pat Gelsinger, o chefe da Intel, está a alterar um pouco o seu tom e agora espera que a escassez de componentes dure até 2024, já que a sua primeira previsão era 2023, mas infelizmente a situação não está a melhorar.
Segundo Pat Gelsinger, a escassez de componentes vai ser prolongada devido à disponibilidade limitada de ferramentas-chave de fabrico, que é um obstáculo para aumentar os níveis de capacidade necessários para atender a alta demanda.
“Isso é parte do motivo pelo qual achamos que a escassez global de semicondutores agora se desviará para 2024, em comparação com as nossas estimativas anteriores de 2023, simplesmente porque a escassez atingiu equipamentos e algumas das rampas de acesso às fábricas serão mais difíceis”, disse o chefe da Intel ao CNBC.
Deve-se dizer que a situação está longe de ser simples. A maioria dos computadores, smartphones, tablets e outros produtos são montados na China e há bloqueios naquele país. De facto, a China não quer viver com o Covid-19, mas procura livrar-se dele definitivamente. Isso, portanto, implica em restrições e algumas fábricas estão ociosas ou até mesmo sem funcionar. Enquanto isso, há uma demanda por muitos produtos no mundo, e as marcas nem sempre conseguem responder nos prazos correctos.
A Intel é um desses grupos que pretende diversificar geograficamente para não depender (quase) exclusivamente da China, ou pelo menos da Ásia. Em Janeiro, a empresa anunciou que estava a montar fábricas de semicondutores em Ohio, nos Estados Unidos, o que criará milhares de empregos. Também o grupo vai investir 80 mil milhões de euros na Europa, em particular para criar um novo centro de pesquisa e desenvolvimento, em França e uma vasta fábrica de semicondutores na Alemanha.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.