Intel admite que a escassez de CPU continuará até quase ao final do ano

Intel admite que a escassez de CPU continuará até quase ao final do ano

28 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Depois de a Intel ter reduzido a sua previsão para 2019, a empresa disse numa teleconferência que apesar de seu investimento de quase 1,5 biliões de dólares no ano passado, para aumentar a capacidade de produção do nó de 14nm, a falta de CPU não será resolvida até ao terceiro trimestre deste ano. A empresa também disse que não iria começar a produção em volume de chips de 10nm até a temporada de festas deste ano. Mesmo assim, um recente roadmap da Intel revelou que a maioria dos futuros SKUs de CPU da Intel seria construída no processo de 14nm, até pelo menos o final de 2020, e potencialmente ainda mais dependendo do progresso do processo de 10nm.

Falta de CPU Intel para persistir

A escassez de CPUs afetou quase todos os fornecedores de componentes de PC desde o segundo semestre de 2018. A empresa deve ter sentido a pressão disso porque o seu CEO, Robert Swan, agora prometeu nunca mais repetir o mesmo erro, que fez e desacelerar as vendas aos seus clientes. Ele acabou mesmo por afirmar:

“As nossas restrições de fornecimento tiveram um impacto negativo nos nossos clientes e ecossistema. Nunca mais nos comprometemos a ser uma restrição ao crescimento de nossos clientes. Aumentamos a capacidade de melhorar a nossa posição no segundo semestre, embora o mix de produtos continue a ser um desafio no terceiro trimestre, já que as nossas equipas alinham a oferta disponível com a demanda dos clientes”.

Robert Swan

Um dia antes, a Microsoft disse que a escassez de CPUs da Intel deixou de ser um problema, depois de afirmar em janeiro que a escassez estava a afectar as vendas do Windows. No entanto, a Microsoft pode não ser tão afetada em parte porque a Intel priorizou a produção de processadores Xeon e Core i7 / i9 que normalmente seriam destinados a sistemas que os clientes corporativos da Microsoft usariam. Além disso, alguns OEMs começaram a migrar para processadores AMD, o que certamente é uma maneira de acabar com a "escassez de CPU".

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.