Intel deixa de produzir chips dedicados à mineração de criptomoedas
25 Abril, 2023Sem dar grandes explicações, a Intel anunciou o fim da produção, e a venda, dos chips Blockscale 1000, que são dedicados à mineração de Bitcoin. Esses chips que foram lançados no mercado há apenas um ano são agora descontinuados.
A interrupção abrupta da produção resultaria em parte da queda nos preços das bitcoin, apesar do fato de que as criptomoedas estão novamente em alta. Na Intel, agora é a cautela que impera diante de um mercado hipervolátil. A outra razão para esse abandono é mais prosaicamente o desejo da Intel de economizar dinheiro num contexto económico, e competitivo, particularmente difícil.
A Intel continuará a honrar os contratos “Blockscale 1000” já assinados, e os clientes poderão até encomendar novos chips até ao próximo mês de outubro (o suficiente para vender o stock?). As entregas terminarão definitivamente em abril de 2024.
Intel descontinua o Blockscale 1000: o seu chip para minerar criptomoedas
A empresa, no entanto, especifica permanecer atenta aos desenvolvimentos do mercado blockchain, uma forma de indicar que ele se dá ao direito de retornar a ele caso a situação se torne favorável. Ainda assim, nenhuma nova geração de chips para “criptomoedas” foi anunciada…
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.