Intel anuncia o Thunderbolt 5: mais rápido do que nunca
13 Setembro, 2023Desta ninguém estava à espera, mas na verdade a Intel disponibilizou um comunicado de imprensa para anunciar a estreia do Thunderbolt 5, a mais recente evolução da interface de hardware de altíssima velocidade originalmente criada em colaboração com a Apple para tentar resolver o problema do número de cabos quando nos encontramos interligando vários dispositivos de alta velocidade.
A tecnologia Thunderbolt, da Intel, permite ligar diferentes dispositivos utilizando uma única porta, mantendo alta largura de banda (mas não apenas como veremos), o que nos permite evitar engasgos quando nos deparamos com uma configuração de vários monitores, mas também para GPUs externos e outros tipos de dispositivos, como dispositivos de armazenamento.
O novo Thunderbolt 5 tem um enorme potencial e melhora significativamente o seu antecessor, o Thunderbolt 4, não só em termos de capacidade de transferência de dados, mas também em termos de carregamento rápido do dispositivo e gestão de múltiplos ecrãs de alta resolução.
A verdade é que já se passaram três anos desde que o lançamento do Thunderbolt 4, recebido com menos entusiasmo que o “antigo” Thunderbolt 3, sobretudo porque não trouxe um aumento substancial na largura de banda, permanecendo preso (se assim posso dizer) aos seus 40 Gbps. Na realidade, todas as revisões do Thunderbolt (sete no total) trouxeram melhorias substanciais, mas o Thunderbolt 5 renovado é nada menos que emocionante, pois oferece uma evolução técnica em todas as frentes. Se o Thunderbolt 4 garantiu largura de banda de 40 Gbps, capacidade de gerir dois monitores 4K (ou um de 8K) e capacidade de carregamento de 100 watts, o novato está em outro patamar, oferecendo ligação bidirecional de 80 Gbps com largura de banda total de 120 Gbps, ou seja, três vezes maior. Mas isso não é tudo.
O Intel Thunderbolt 5 também mantém a compatibilidade PCI-E 4.0, aumentando o link PCI-E de 32 para 64 Gbps, dobrando-o em benefício de quaisquer dispositivos de armazenamento, como SSDs externos de última geração (mas não só). Outros recursos que merecem destaque incluem suporte para carregamento de até 240 watts (em comparação com os 100 watts do Thunderbolt 4) e compatibilidade com padrões como Display Port 2.1, USB 4 e USB gen 3 a 20 Gbps.
Por trás deste claro aumento de desempenho está, sem dúvida, a adoção da tecnologia PAM-3 (Pulse Amplitude Modulation) que é um cruzamento entre PAM-4 e RNZ; por último, mas não menos importante, a compatibilidade retroativa com padrões antigos que certamente não prejudica e conquista a preferência de utilizadores entusiastas e profissionais.
Intel apresenta o Thunderbolt 5 com o nome de código “Barlow Ridge”
- Ligação bidirecional de 80 Gbps
- Velocidade de transferência de dados de até 120 Gbps
- Suporta padrão PCI-E 4.0 com largura de banda de 64 Gbps
- Compatível com USB 4, PCI-E 4.0, Display Port 2.1 e USB Gen 3 20 Gbps
- Gestão múltipla de monitores 8K
- Ligação de até três monitores 4K 144 Hz
- Taxa máxima de atualização de ecrã de 540 Hz
- Recarregue até 240 watts (no PC)
A Intel ainda não forneceu detalhes precisos sobre a data de estreia da nova interface Thunderbolt 5 que, fazendo as contas, ainda deve chegar em 2024. O Thunderbolt 5 deve fazer a sua primeira aparição em notebooks de próxima geração baseados na plataforma Meteor Lake, garantindo que possa aproveitar todas essas inovações com a conveniência de um único cabo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.