Intel e AMD deixam de vender processadores para a Rússia

Intel e AMD deixam de vender processadores para a Rússia

28 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Intel e AMD não podem vender processadores para a Russia

A invasão russa na Ucrânia, está a ser acompanhada de diversos ataques cibernéticos, e está a obrigar os países ocidentais a tomar sanções contra o regime de Vladimir Putin. Depois de congelar os activos bancários russos próximos ao Kremlin, os Estados Unidos decidiram cortar o fornecimento de chips de computador para a Rússia.

O Ministério da Industria e da Segurança dos EUA acabaram de emitir uma série de sanções que limitam as vendas de produtos de origem norte-americana ao governo russo, e entidades afiliadas ao Estado. Os chips de computador destinados aos consumidores não são afectados por essa restrição, que decorre de uma decisão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Concretamente, as empresas americanas terão de obter uma licença para fornecer componentes informáticos aos seus clientes russos. Uma sanção semelhante foi imposta a várias empresas chinesas nos últimos anos, incluindo Huawei e ZTE. Em última análise, dispositivos electrónicos projectados nos Estados Unidos também podem ser afectados por esta medida.

Segundo as informações transmitidas pelo canal russo RBC, as duas gigantes de semicondutores Intel e AMD cumpriram as sanções americanas. As empresas estão a entrar em contacto com os seus parceiros russos para anunciar que os embarques de processadores estão temporariamente suspensos.

Várias fontes da indústria corroboraram a informação. Segundo a RBC, um representante da Associação de Desenvolvedores e Fabricantes de Equipamentos Electrónicos da Rússia (ARPE) confirmou o bloqueio temporário das vendas na Rússia. Por enquanto, as duas fabricantes de semicondutores (Intel e AMD) ainda não anunciaram oficialmente a suspensão dos embarques de chips para a Rússia.

AMD

Contactada pelo RBC, a Intel, no entanto, sugere que os embarques foram de facto suspensos após as sanções decretadas por Washington.

“A empresa está a monitorizar de perto a situação e aplicando sanções aplicáveis ​​e regras de controle de exportação, incluindo novas sanções impostas pelas autoridades do Departamento de Comércio dos EUA”, disse a Intel quando questionada.

A AMD ainda não fez qualquer comentário sobre o assunto.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.