Já pode instalar o Android 13 no Raspberry Pi 4
24 Agosto, 2022Na semana passada a Google disponibilizou a versão estável do Android 13, e isso significa que o mesmo já está pronto para ser utilizado pelas OEM’s ou por todos aqueles que desejem trabalhar com o mesmo. E como não podia deixar de ser, um utilizador pegou no mesmo e preparou uma ROM personalizada para funcionar no Raspberry Pi 4.
O programador construiu essa ROM baseada no Android 13 AOSP, ou seja, a versão pura para o popular mini “computador”. A grande vantagem aqui é que esta compilação também é compatível com o Raspberry Pi 400, que é um ARM PC portátil que está contido num formato de mini teclado. É até possível inicializar a versão no Raspberry Pi Compute Module 4, mas pode necessitar de uma placa de suporte adicional.
A verdade é que embora seja destinado a utilizadores avançados, a versão do Android 13 parece funcionar muito bem no Raspberry Pi 4, com a maioria dos recursos a trabalhar sem qualquer problema. Alem disso, a sua instalação também é muito fácil.
Este port está disponível como uma imagem de disco para que possa inicializá-lo a partir de um cartão microSD após a restauro. Também pode instalar as actualizações subsequentes através de uma versão especialmente criada do TWRP, embora esse processo exija algumas etapas extras.
Raspberry Pi 4 já consegue executar o Android 13
Lembre-se de que isso é bem diferente de executar algo como o Android TV num grande ecrã – que é adaptado ao consumo de multimédia em vez de interacção activa e regular. Como seria de esperar, o port do Android 13 para o Raspberry Pi 4 não é perfeito no sentido tradicional. A falta de codificação e descodificação de vídeo com suporte de hardware significa que de precisa confiar em codecs baseados em software com uma notável quebra no seu desempenho. Além disso, muitos dos acessórios oficiais da câmara Raspberry Pi não funcionam como deveriam.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.