Instagram vai rotular conteúdo gerado por Inteligência Artificial

Instagram vai rotular conteúdo gerado por Inteligência Artificial

1 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

No cenário cada vez mais interligado das redes sociais, o Instagram quer diferenciar-se dos concorrentes pelo seu compromisso com a inovação, e transparência, no uso da inteligência artificial. Alguns rumores recentes sugerem que a popular plataforma está a trabalhar num novo sistema de rotulagem para publicações geradas pela Meta AI, as revolucionárias ferramentas de IA generativas desenvolvidas pela Meta.

Esse importante passo parece demonstrar a disposição do Instagram em fornecer aos seus utilizadores um entendimento claro, e detalhado, da interação entre a inteligência artificial e o conteúdo apresentado na plataforma.

Esta informação emerge de algumas capturas de ecrã que foram partilhadas na rede social Twitter. Embora um porta-voz da Meta se tenha recusado a comentar as mesmas, as capturas de ecrã sugerem que a empresa está interessada em ajudar os utilizadores a entender quando a IA é utilizada para criar conteúdo.

Rotulagem das publicações geradas pela Inteligência Artificial estão a chegar ao Instagram

À medida que o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa aumentou, surgiram preocupações em várias frentes em relação às medidas de segurança das próprias ferramentas. A Meta não revelou muitos detalhes sobre os seus planos para a IA generativa voltada para o consumidor até agora, mas o CEO Mark Zuckerberg sugeriu algumas coisas, graças a algumas declarações:

“Também estamos a construir uma série de novos produtos utilizando o Llama que funcionarão através dos nossos serviços”, disse o CEO durante uma teleconferência para apresentar os resultados trimestrais, na semana passada. “Você consegue imaginar muitas formas pelas quais a IA poderia ajudar as pessoas a ligarem-se e se expressarem nas nossas aplicações: ferramentas criativas que tornam mais fácil e divertido partilhar conteúdo, agentes que atuam como assistentes, treinadores ou que podem ajudá-lo a interagir com empresas e criadores, e mais."

Somam-se a esse cenário outras pistas identificadas pelo menos utilizador do Twitter, incluindo a presença de indícios de outras ferramentas geradoras de IA para o Instagram, como um resumo de mensagens enviadas de forma privada entre utilizadores. Essas inovações representam um avanço significativo na fusão de inteligência artificial e rede social e podem ter um impacto significativo na forma como os utilizadores interagem com as plataformas e partilham conteúdo.

Esse desenvolvimento é apenas um exemplo de como as empresas de tecnologia estão a tentar integrar a IA nas suas plataformas para melhorar a experiência geral do utilizador. À medida que a IA continua a evoluir e tornar-se mais sofisticada, é provável que vejamos cada vez mais aplicações dessa tecnologia nas redes sociais, e em outros setores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.