Instagram anuncia modo não perturbe e novos filtros de conteúdo

Instagram anuncia modo não perturbe e novos filtros de conteúdo

21 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Instagram anunciou alguns recursos projetados para dar aos utilizadores mais controlo sobre a sua aplicação. O mais notável é um modo silencioso, que é semelhante à configuração “Não perturbe” do seu smartphone.

Quando ativo, o Instagram não enviará notificações e o perfil apresentará um aviso de que o usuário está “no modo silencioso”. Qualquer pessoa que tentar enviar uma mensagem receberá uma resposta automática de que o utilizador não está disponível.

Será possível definir o modo silencioso para ativar automaticamente em determinados horários do dia e, fora desse horário, o Instagram enviará um resumo das notificações. Qualquer pessoa pode usar o modo silencioso, no entanto, a empresa diz que solicitará que os utilizadores adolescentes usem o recurso se ficarem acordados até altas horas.

O modo silencioso está atualmente disponível na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido.

Instagram

Instagram também apresenta novas ferramentas para filtrar conteúdo

Além do novo modo silencioso, o Instagram anunciou novas ferramentas destinadas a dar às pessoas mais controlo sobre as fotos e vídeos que veem na plataforma. Em particular, agora é possível instruir a aplicação para que ela não recomende tipos específicos de conteúdo.

A partir da aba Explorar, é possível colocar “Não estou interessado” em conteúdos indesejados para moldar o algoritmo de sugestões e consequentemente também o que o utilizador vê ao procurar por publicações.

Agora também pode listar palavras, hashtags e emojis específicos aos quais deseja que o Instagram aplique filtros ao recomendar conteúdo. Essa ferramenta pode ser acedida através da secção “Palavras Ocultas” nas definições de privacidade da aplicação, porém os filtros só funcionam quando a app deteta termos especificados em hashtags e legendas.

Finalmente, o Instagram adicionou um recurso que permite que os pais vejam as definições da aplicação dos seus filhos.

A questão das recomendações inapropriadas há muito é uma dor de cabeça para o Instagram e resta saber se essas mudanças que a plataforma está a introduzir serão suficientes para acalmar as preocupações levantadas pelos legisladores.

Na prática, parece que a Meta está a encarregar os utilizadores adolescentes de filtrar os seus próprios feeds, quando a empresa deveria estar ela a fazer isso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.