Instagram vai começar a focar-se mais em vídeos e menos nas fotos

Instagram vai começar a focar-se mais em vídeos e menos nas fotos

27 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

O Instagram, tal como o Facebook, quer muito copiar o TikTok e a prova disso é que agora foi oficialmente anunciando que a rede social vai apostar mais em vídeos. As fotos continuarão presentes na rede social, mas ficarão um pouco “em segundo plano”.

Várias celebridades, incluindo Kylie Jenner (360 milhões de assinantes) e a sua irmã Kim Kardashian (326 milhões de assinantes) criticaram a recente actualização do Instagram, com várias mudanças e principalmente por causa do seu foco no vídeo. Existem até petições com quase 160.000 assinaturas. No Instagram, uma publicação “Deixe o Instagram virar Instagram novamente” conta actualmente com mais de 1,8 milhão de curtidas.

Diante da situação, e das críticas, Adam Mosseri, chefe do Instagram, reagiu num vídeo publicado no… Twitter. Ele confirma que a rede social mudará cada vez mais para o formato de vídeo ao longo do tempo, o que ele diz que acontecerá “mesmo que não mudemos nada” . Ele acredita que o conteúdo partilhado pelos utilizadores evolui com o tempo e a aplicação que ele chefia terá que “resolver essa mudança, continuando a suportar fotos” .

Segundo Adam Mosseri, a rede social está sempre a testar “várias mudanças diferentes na aplicação”. A versão em fullscreen que alguns utilizadores já possuem é um teste para uma “pequena percentagem de pessoas”. O responsável explica que o Instagram está a investigar se uma experiência em fullscreen para fotos e vídeos pode ser “uma experiência mais divertida e envolvente”. Se o recurso vir a luz do dia, ele primeiro voltará a ser melhorado.

Instagram vídeos

Instagram vai mesmo focar-se nos vídeos

Além disso, parece que os utilizadores não estão satisfeitos com as recomendações feitas pela aplicação. O Instagram mostra fotos, ou vídeos, de pessoas que eles não seguem. Segundo o responsável, as recomendações podem ser pausadas por até um mês, mas eles tentarão melhorar as recomendações porque é “uma das formas mais eficazes, e importantes, de ajudar os criadores a alcançar mais pessoas”.

Quanto às fotos, o Instagram quer adaptar-se e Adam Mosseri deixa claro que prefere apostar em vídeos. A aplicação “precisa de evoluir porque o mundo está a mudar rapidamente” e o Instagram “precisa mudar com ele”, diz ele.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.