Instagram e Facebook com mudanças nos anúncios que podem apresentar aos adolescentes

Instagram e Facebook com mudanças nos anúncios que podem apresentar aos adolescentes

12 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Meta, empresa controladora do Instagram e do Facebook, decidiu deixar de permitir que os anunciantes segmentem adolescentes com base no seu género. A partir do próximo mês de fevereiro, os grupos que desejam anunciar para menores em ambas as redes sociais terão acesso apenas à sua idade e localização, para garantir que o conteúdo dos anúncios seja adequado, e útil.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg, que já deixou de permitir que os anunciantes conheçam a história dos adolescentes noutros sites desde o verão de 2021, também decidiu alargar esta limitação às suas próprias plataformas.

Isso equivale a “remover a capacidade dos anunciantes de segmentar adolescentes com base nos seus interesses e atividades”, revela a Meta. O grupo também planeia tornar mais fácil para menores de 18 anos indicar quando querem receber menos anúncios sobre determinados temas, como um género de série de TV ou um desporto específico.

Autoridades eleitas americanas e associações de proteção à criança criticam aplicações particularmente populares entre os jovens, como Instagram, Snapchat, YouTube ou TikTok, por terem efeitos nocivos nos seus utilizadores mais jovens. As acusações ganharam uma nova dimensão quando, no outono de 2021, a ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, revelou documentos internos que mostram que os líderes da plataforma estavam cientes de certos riscos para os menores. Desde então, as empresas têm procurado dar garantias sobre a proteção dos adolescentes.

Adolescentes deixam de ver anúncios com base no seu género no Instagram e Facebook

Segundo muitas entidades, esses esforços têm sido insuficientes. Por exemplo, os funcionários das Escolas Públicas de Seattle recentemente apresentaram uma reclamação contra várias redes sociais acusando-as de prejudicar a saúde mental dos seus alunos.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.