Instagram em apuros por recolher dados pessoais das crianças
27 Novembro, 2023 0 Por Joel PintoUma denúncia, ainda não validada pela Justiça, apresentada no âmbito da ação movida contra a Meta (empresa por trás do Facebook e Instagram) por 33 estados americanos, alega que a empresa recolhe indevidamente dados de utilizadores menores de 13 anos nas suas principais plataformas, em especial no Instagram.
Instagram pode meter a Meta em maus lençóis
A denúncia acusa a Meta de ser particularmente desonesta na gestão de contas de menores, afirmando, por exemplo, que a empresa nem sempre desativa essas contas quando são denunciadas e ainda continua a recolher os seus dados. Apesar dos EULAs do Facebook e do Instagram exigirem que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos de idade, a queixa afirma que a Meta está plenamente consciente de que as crianças podem mentir sobre a sua idade e pouco faz para evitar este estado de coisas.
Apresentada num tribunal federal da Califórnia, a denúncia alega ainda que a presença de utilizadores menores de 13 anos nas plataformas Meta é um “segredo aberto” e acusa a empresa de violar rotineiramente a Lei de Privacidade Online de Crianças, de 1998 (COPPA), visando crianças e recolhendo as suas informações sem o consentimento dos pais. Pior ainda, a denúncia também afirma que as plataformas da Meta manipulam os jovens utilizadores para que passem cada vez mais tempo nas aplicações, o que promoveria nomeadamente a dismorfia corporal e exporia as crianças a conteúdos potencialmente perigosos.
Numa publicação no seu blog publicada no início deste mês, a Meta respondeu às acusações… pedindo que a legislação federal atribua mais responsabilidade aos pais pelos downloads de aplicações, sugerindo uma exigência de aprovação dos pais para downloads de aplicações por crianças menores de 16 anos.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.