Novas informações sobre o Windows Lite aparecem na Web
27 Fevereiro, 2019Rumores sobre um suposto novo sistema operativo, que inicialmente era chamado de Windows Lite, tem surgido com alguma frequência desde Dezembro. De fato, os primeiros rumores dão conta de que este sistema operativo nem sequer tenha o nome Windows, marcando um afastamento das estratégias anteriores da Microsoft. Projectado para competir com o Chrome OS, diz-se que está configurado para ter uma nova interface do utilizador, e ser substancialmente “mais leve”.
Segundo novas informações disponibilizadas por Brad Sams do Petri, agora temos uma ideia de como será o sistema operativo. A imagem abaixo é uma maqueta do Lite no seu actual estágio de desenvolvimento. Sams também confirmou que a experiência imediata é muito semelhante à do Windows 10.
Como esperado, o Lite deixará apenas instalar aplicações da Microsoft Store, e actualmente apenas deixa instalar aplicações UWP e PWAs. A Microsoft está a olhar para o suporte a aplicações Win32, eventualmente, e seria surpreendente se a empresa não resolver isso no momento em que o Lite for lançado. A Microsoft realmente deixou de abordar temas sobre o UWP, pelo menos da forma como antes fazia, e a empresa parece ter um foco renovado no Win32, mesmo suportando-a agora na shell do Windows Mixed Reality.
Mas, embora certamente pareça muito mais com o Chrome OS, a experiência familiar do Windows ainda está lá. Ainda há um gestor de ficheiros, aplicações em janelas, e muito mais.
Muitos de nós ainda se lembra do Windows RT, uma das tentativas da Microsoft para modernizar o Windows. Um dos principais problemas da época era que ele se parecia muito com o Windows 8, mas não era possível executar as mesmas aplicações, deixando os utilizadores muito confusos. Por isso, uma interface diferente pode ser um passo na direcção certa.
Segundo Sams, ele é chamado de Lite porque a empresa está a dividir os utilizadores em duas categorias: lite e heavy. Enquanto o Lite é direccionado para os utilizadores lite, por enquanto, a Microsoft planeia expandir a plataforma para ter os recursos do Windows, mas sem a sobrecarga. Tal como está, o Lite será lançado para portáteis e convertíveis Pegasus e nos dispositivos de ecrã duplo Centaurus.
Não está claro o que o Lite realmente se vá chamar assim quando chegar ao mercado. No entanto, Windows Lite parece estar mesmo fora e questão para a Microsoft, porque quer deixar o nome Windows fora deste sistema, e o Lite OS está fora dos planos, porque LiteOS é uma marca registada da Huawei.
FONTE
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.