INESCAPABLE (1980-2020) está disponível em Portugal a partir de hoje

17 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Mertens começou a criar música em 1980, depois de trabalhar como musicólogo e produtor de rádio. “For Amusement Only”, o seu primeiro lançamento, é uma gravação de música electrónica que utilizava exclusivamente o som das máquinas de pinball.

Nestes 40 anos, Mertens desenvolveu uma linguagem musical variada, escrevendo para diferentes conjuntos instrumentais, composições vocais e até peças sinfónicas. Hoje, o seu catálogo de gravações conta com mais de 70 álbuns.

INESCAPABLE (1980-2020) já está disponível

Para celebrar este aniversário artístico, o compositor seleccionou e reuniu num CD quádruplo uma extraordinária amostra do seu trabalho musical, acompanhado por um livro completo que reproduz toda a sua discografia, textos próprios e de outros artistas sobre o seu trabalho, uma relação detalhada das suas actividades artísticas, fotos do seu arquivo pessoal e uma surpreendente e pormenorizada relação das mais de 700 composições que o autor publicou ao longo dos últimos 40 anos.

INESCAPABLE inclui 61 composições com mais de 5 horas de música, entre as quais encontramos, além dos seus temas mais populares e representativos, 10 gravações inéditas: 8 versões ao vivo, entre as quais “Maximizing the Audience”, “Lir”, “Humility”, ”Not at Home” e “The Belly”, entre outras, e 2 composições novas, “Under Erasure” e “European Grasses”.

INESCAPABLE é também o nome da tournée de concertos que o artista anunciou para 2019 e 2020, que arrancou em Espanha em Novembro passado, e que passará por Portugal com espectáculos a 29 de Janeiro na Casa da Música, no Porto, e a 2 de Fevereiro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Nascido em 1953, Wim Mertens licenciou-se em Ciências Políticas e Sociais na Universidade Católica de Lovaina e em Musicologia na Universidade de Gent. Os seus primeiros álbuns emblemáticos são Vergessen e Struggle for Pleasure (1982), que incluía a composição “Close Cover”, ainda hoje um dos seus clássicos.

INESCAPABLE (1980-2020)

Desde 1980, Mertens compôs peças em diferentes formatos, desde canções curtas e acessíveis ou Lieder até peças complexas, para todo o tipo de formações: desde piano a solo até conjuntos de câmara ou orquestra sinfónica. Escreve frequentemente para instrumentações invulgares: doze piccolos, dez trombones baixo, treze clarinetes…

Desde a sua estreia discográfica em 1980, intitulada “For Amusement Only”, uma composição electrónica para máquinas de pinball, Wim Mertens lançou mais de 70 álbuns.

O álbum de 1985 “Maximizing the Audience” representou a introdução das vozes na música de Mertens, um elemento que cresceu em álbuns posteriores. Mertens canta com uma voz aguda, usando uma linguagem inventada por ele próprio.

Mertens publicou também álbuns para vários conjuntos, incluindo a Filarmónica de Bruxelas e um grupo de 17 músicos, todas mulheres.

Com os anos, compôs vários ciclos de canções, sendo o mais ambicioso o ciclo de 37 álbuns “Qua”, que incluía a trilogia “Alle dinghe”, a tetralogia “Gave van niets”, a trilogia “Kere Weerom” e a tetralogia “Aren lezen”.

Wim Mertens também trabalha para teatro e cinema. Entre as suas composições para cinema, encontramos “The Belly of an Architect” de Peter Greenaway (1987), “Je pense à vous” dos irmãos Dardenne (1992), o filme “Li - Between the Devil and the Deep Blue Sea” (1992) e “Father Damien” (1999) de Paul Cox's, além de música para piano e voz para os filmes mudos “La femme de nulle part” de Louis Delluc e “The Land Beyond the Sunset” de Harold Shaw.

Entre outros trabalhos de referir que Mertens compôs e actuou para a colecção masculina da Christian Dior durante o desfile de moda de Paris, em 2008. Outros projectos especiais incluem “A Starry Wisdom” para o Festival van Vlaanderen em Gante, que incluiu dois concertos com a Orquestra Sinfónica de Tenerife no Auditório de Tenerife Adán Martín, em Junho de 2008. Mertens também escreveu e interpretou obras encomendadas pela Universidade Católica de Lovaina e pela “Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012”.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.