Índia já é a segunda maior fabricante mundial de smartphones

Índia já é a segunda maior fabricante mundial de smartphones

18 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Logo atrás da China no número de smartphones vendidos e lado a lado com o último na base instalada de assinantes móveis, a Índia também é agora o segundo maior produtor de smartphones do mundo.

É claro que a China continua a ser o principal país produtor e a principal “fábrica global de smartphones”, mas o progresso da Índia tem sido realmente deslumbrante. Graças a uma política de incentivos extremamente agressiva, que envolve notadamente a obrigatoriedade de fabricantes estrangeiros terem os seus aparelhos produzidos no país, fez com que se tornasse num dos principais países exportadores de smartphones.

Milhões de iPhones produzidos em fábricas indianas são vendidos internacionalmente! O Vietname já ocupava a posição de segundo maior produtor mundial de smartphones, mas os esforços do governo de Narendra Modi acabaram por valer a pena: segundo a Counterpoint Research, entre 2014 e 2022, a Índia exportou mais de 2 biliões de smartphones (+23 de crescimento por ano em média)! Também revelador, em 2022, quase todos (98%) os smartphones comprados por clientes no país foram produzidos localmente.

Índia entre os maiores fabricantes de smartphones

Há oito anos, apenas um em cada sete smartphones vendidos por lá eram fabricados no país. A longa lista de programas de incentivo à produção local – o selo Make in India, o Phased Manufacturing Program (PMP), o Production Linked Incentive (PLI), o Atma-Nirbhar Bharat – explica em grande parte essa explosão, sabendo que Narendra Modi nunca escondeu as suas ambições de tornar o país na primeira fabricante de smartphones, à frente da China.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.