Índia acusa a Google de abusar da sua posição dominante com o Android

Índia acusa a Google de abusar da sua posição dominante com o Android

20 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Índia está a acusar a Google de abusar da sua posição dominante com o Android para sufocar a concorrência de forma a não ter rivais naquela região. Pelo menos é o que determinou o seu regulador antitruste. Isso acontece depois de em 2019, a sua Comissão de Concorrência ter aberto uma investigação para determinar se a Google abusou do domínio do seu sistema operativo.

No seu relatório, o regulador local escreveu que a Google usou o seu “enorme músculo financeiro” para reduzir a capacidade das fabricantes de desenvolverem, e venderem, dispositivos que executam versões modificadas do Android. O gigante americano disse à Reuters que estavam prontos para trabalhar com a Comissão de Competição da Índia para “demonstrar como o Android levou a mais competição e inovação, não menos” .

Membros seniores da Comissão de Concorrência da Índia agora analisarão o relatório e mais uma vez permitirão que a Google defenda os seus pontos de vista, antes de emitir uma decisão que poderia incluir sanções. O gigante das pesquisas terá, no entanto, a opção de apelar dessa decisão aos tribunais indianos.

Índia

Agora é a Índia a apontar o dedo à Google

As conclusões do relatório representam mais um revés para a Google em termos de concorrência na Índia, onde o grupo é objecto de várias investigações, principalmente no mercado de aplicações de pagamento.

Esta decisão sobre o abuso de posição com o Android e as versões modificadas é, em qualquer caso, outra decisão da Coreia do Sul. O país infligido recentemente uma multa de 150 milhões de euros pelo mesmo motivo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.