Incidente na fabrica da Western Digital poderá fazer aumentar o preço dos SSD
13 Fevereiro, 2022No final do passado mês de Janeiro, ocorreu um grande incidente na linha de produção dos SSD da Western Digital. Segundo a empresa “certos materiais” em duas das linhas de produção japonesas da sua parceira, a Kioxia, foram contaminados. Essas linhas de produção são as responsáveis pelo fabrico da memória flash NAND, um dos componentes essenciais dos SSDs.
Segundo a Western Digital, essa contaminação, cuja origem exacta ainda não é conhecida, causou a perda de pelo menos 6,5 exabytes de armazenamento flash. Um dos principais fornecedores da Western Digital, a Kioxia, um dos maiores produtores de memória flash do mundo, “assume que a causa é um componente que contem impurezas num processo de produção específico da memória flash 3D BiCS FLASH.”
Segundo está a ser revelado, esse acidente pode causar um forte aumento no preço da memória flash nos próximos meses, e que as memórias NAND produzidas pela Kioxia, e pela Western Digital, responde por até 30% daquilo que o mercado absorve.
“Pode haver um aumento imediato dos preços entre Fevereiro e Março”, alerta a TrendForce, que espera um aumento de 10%. O custo da memória flash NAND está profundamente relacionado ao preço dos SSDs. A memória flash é de facto o componente mais importante de um SSD. Os preços devem subir no segundo trimestre para os SSDs. “Este incidente afectará a capacidade da Kioxia de enviar esses produtos e afectará ainda mais o fornecimento”.
Vem ai um aumento de preço para os SSDs da Western Digital
Este incidente corre, portanto, o risco de agravar a escassez de componentes informáticos, que paralisou toda a indústria desde as medidas de contenção contra o Covid-19. A escassez de memória flash deve, de facto, causar uma escassez de SSDs. Essa escassez de SSDs afectará a disponibilidade de computadores, já que as unidades SSD estão obviamente entre as partes mais importantes de um PC.
Em última análise, o mercado de PCs, já de pernas para o ar pela explosão da procura durante os sucessivos confinamentos, e a generalização do teletrabalho, poderá encontrar dificuldades ao longo do ano. É provável que surja um desequilíbrio entre a oferta e a procura num futuro próximo.
Por seu lado, a Western Digital, um dos principais fornecedores da indústria informática, está empenhada em “trabalhar em estreita colaboração com o seu parceiro de joint venture, Kioxia, para implementar as medidas necessárias que irão restaurar as instalações a um estado operacional normal o mais rápido possível ” .
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.