Ice on Fire estreia hoje no HBO

12 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

ICE ON FIRE, um documentário que chama a atenção para muitas soluções inéditas, destinadas a desacelerar a crescente crise ambiental, vai além da atual narrativa sobre mudanças climáticas e oferece uma perspectiva do que podemos evitar para piorar os efeitos do aquecimento global.

Produzido pelo vencedor do OSCAR, Leonardo DiCaprio, George DiCaprio e Mathew Schmid, e realizado por Leila Conners, estreou mundialmente no Festival de Cannes de 2019, enquanto Seleção Oficial do Festival, no dia 22 de maio, e tem agora estreia marcada para hoje, 12 de junho, em exclusivo, na HBO Portugal.

Onze anos depois da primeira colaboração de Leila Conners com Leonardo DiCaprio, em “The 11th Hour”, que enfatizou os problemas das alterações climáticas, ICE ON FIRE centra-se na pesquisa de ponta levada a cabo pela ciência climática dos dias de hoje - e nas inovações que visam reduzir o carbono na atmosfera, e que poderiam abrir caminho para uma redução no aumento da temperatura global e ser um benefício para os sistemas de vida do planeta.

“Eu e os meus colegas fizemos o ICE ON FIRE para dar voz aos cientistas e investigadores que trabalham todos os dias incansavelmente, nas linhas da frente das alterações climáticas”, diz o produtor e narrador Leonardo DiCaprio. “Queríamos fazer um documentário que retratasse a beleza do nosso planeta, enquanto damos voz a soluções muito necessárias em energias renováveis e isolamento de carbono. Este documentário mostra o que está em jogo, se continuarmos passivos e como, com a ajuda de cientistas dedicados, todos podemos atuar. Espero que o público se sinta inspirado a tomar medidas para proteger o nosso lindo planeta”.

ICEONFIRE HARUNMEHMEDINOVIC - Ice on Fire estreia hoje no HBO

Com uma cinematografia arrebatadora de um mundo que vale a pena salvar, ICE ON FIRE foi filmado um pouco por todo o mundo, desde a Noruega ao Alasca, da Islândia ao Colorado, da Suíça à Costa Rica e a Connecticut. O documentário destaca os relatos em primeira mão de pessoas na vanguarda da crise climática, com o cunho de cientistas, agricultores, inovadores e outros.

ICE ON FIRE enfatiza a importância de uma abordagem dupla e imediata para reverter esta crise: por um lado, reduzir as emissões de carbono através de fontes tradicionais de energia renovável e novas, como a energia das marés; por outro, implementar medidas de redução, concentradas em métodos de extração e isolamento de carbono, incluindo a captura direta de ar, aquacultura, quintas urbanas, biocarvão, neve marinha, folhas biónicas entre outros.

Embora grande parte do foco político e económico tenha incidido sobre o setor energético, este documentário defende que a extração (retirar o CO2 da atmosfera e dos oceanos e isolá-lo no subsolo ou em novos materiais) é talvez a melhor esperança para abrandar as alterações climáticas.

O documentário visita lugares como: a Usal Redwood Forrest Foundation no norte da Califórnia, com destaque para um projeto de armazenamento de carbono que se concentra no reflorestamento e em criar biocarvão para devolver o CO2 ao solo; a quinta urbana de Ron Finley, em Los Angeles, onde os membros da comunidade cultivam alimentos que absorvem carbono do ar e são nutritivos; a ágil máquina de captura direta de ar da Climeworks, em Zurique; e Thimble Island Ocean Farm, na costa de Connecticut, onde o proprietário Bren Smith produz mariscos e algas que absorvem mais carbono do que as plantas terrestres e que podem ser usados como alimento, ração animal e fertilizantes.

Windmillssunset - Ice on Fire estreia hoje no HBO

ICE ON FIRE comprova que, embora os riscos e a urgência de hoje possam ser maiores do que nunca, também há maiores oportunidades para soluções inovadoras, oferecendo uma perspetiva realista, mas esperançosa, sobre uma questão global chave que exige a nossa atenção.

Realizado por Leila Conners, ICE ON FIRE é narrado por Leonardo DiCaprio. Os produtores são Leonardo DiCaprio, Mathew Schmid e Leila Conners e os produtores executivos são George DiCaprio, Roee Sharon Peled. Cinematografia por Harun Mehmedinovic. Para a HBO: produtores executivos, Nancy Abraham e Lisa Heller.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.