PlayStation compra a CD Projekt RED? É só um rumor… muito improvável

PlayStation compra a CD Projekt RED? É só um rumor… muito improvável

30 Maio, 2023 0 Por Sandro Sotto

Nos últimos dias tem circulado um rumor em torno de uma possivel compra do estúdio polaco CD Projekt Red por parte da PlayStation, cujo o seu valor de mercado ronda os 4 mil milhões de dólares.

Pense bem, as franquias The Witcher e Cyberpunk 2077 cairiam, portanto, nas mãos do atual líder dos consolas da nova geração. Vários elementos, no entanto, nos encorajam a não nos deixarmos levar por esse rumor recorrente, ou mesmo a encolher os ombros em diversão (se é que isso é possível).

Já, e em primeiro lugar, comprar franquias grandes e bem estabelecidas não está realmente no DNA da PlayStation, mesmo que o aspeto "solo narrativo" das franquias da CD Projekt possa por si só interessar ao fabricante japonês (dirigido pelos Estados Unidos).

Então, esse rumor já foi desmentido por pessoas que ainda são um pouco mais credíveis do que um simples leakster que conta com resultados mistos... ou que raramente acerta numa das suas previsões. Assim, Rafal Jaki, ex-funcionário da CD Projekt Red recentemente encarregue da excelente série animada Cyberpunk Edgerunners, negou essa pseudo informação. Finalmente, e isso não é nada, essa aquisição certamente se encontraria instantaneamente sob o olhar inquisitivo dos reguladores antitrust.

CD Projekt RED não ser adquirido pela Sony

A CD Projekt pode não ser uma editora do tamanho da Activision Blizzard, as suas franquias, e principalmente The Witcher, são incrivelmente populares. Já estando a Sony numa posição ultradominante no mercado das consolas (apesar de menos no mercado dos serviços gaming), esta “simples” aquisição viria a consolidar enormemente a sua posição dominante no setor, ao ponto sem dúvida de deixar apenas migalhas para a Microsoft ( especialmente porque a Sony já está a aumentar os seus acordos de exclusividade com editores terceirizados ao ponto do absurdo).

Como tal, é altamente improvável que a PlayStation tente absorver este estúdio, e mais depressa cria um acordo comercial de exclusividade para as consolas, do que tenta fazer uma fusão.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.