Hydra Market: Autoridades encerram o maior mercado negro do mundo
5 Abril, 2022Hydra Market encerrado pelas autoridades Alemãs
Hydra Market é um novo que certamente não lhe dirá nada, e isso só por si já é um bom sinal, já que estamos a falar de um site especializado na venda de drogas, dados roubados, armas e documentos falsos, e que opera na Dark Web.
Trata-se de um site escrito em Russo que permitiu que mais de 17 de milhões de clientes em todo o mundo obtivessem os produtos do mercado negro, e realizassem diversas actividades ilegais, como lavagem de dinheiro, com o auxilio de mais de 19 mil contas de vendedores. Estima-se que desde 2015, ano em que foi criado, o Hydra Market, gerou um volume de vendas de mais de 1,23 mil milhões de euros.
Esta manha, os frequentadores desse site foram presenteados com um banner a dar conta de que o mesmo havia sido apreendido pelas autoridades alemãs, e como tal, os seus serviços deixaram de ficar acessíveis.
E apesar de as autoridades não terem a capacidade de seguir o rasto dos 1,23 mil milhões de euros, as autoridades informam que aprenderam mais de 23 milhões de euros em bitcoins. Kim Grauer, chefe de pesquisa da Chainalysis, explica ainda que o Hydra Market teve um sucesso estrondoso na Rússia e na Ucrânia, já que os dois países são os dois maiores utilizadores de criptomoedas do mundo.
Mas, apesar de um site fechado, e de milhões de euros recuperados, ainda há um longo caminho a percorrer até encontrar os administradores da plataforma. De facto, a sua identidade permanece desconhecida por enquanto, em grande parte graças ao “ bitcoin bank mixer”, um sistema desenvolvido pela Hydra Market que permite cobrir os rastros das transacções financeiras.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.