Humanidade regrediu 5 anos: A culpa? Covid-19

Humanidade regrediu 5 anos: A culpa? Covid-19

10 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Diante de uma crise sanitária, económica e social sem precedentes, a humanidade foi fortemente impactada pela Covid-19. Há dois anos consecutivos, o Índice de Desenvolvimento Humano, que leva em conta expectativa de vida, educação e padrão de vida, está em queda livre, indica um novo estudo da ONU, publicado na passada quinta-feira através do seu programa dedicado ao desenvolvimento (PNUD).

Para ser mais exato, “Significa que morremos mais cedo, somos menos educados e nossa renda cai.” Portanto, não é de surpreender que a população mundial esteja no seu pior, diz o chefe do PNUD Achim Steiner: “Com esses três parâmetros, você pode ter uma ideia de por que as pessoas estarem a começar a ficar desesperadas, frustradas, preocupadas com o futuro”.

O índice de desenvolvimento vem aumentando constantemente há 30 anos. Em 2021, finalmente voltou ao nível de 2016. Para encurtar a história, a humanidade perdeu 5 anos. O Covid é obviamente o grande responsável por essa queda repentina. No entanto, ele não é o único culpado. Segundo o estudo, é preciso levar em conta também as crises financeiras, mas também as climáticas que abalam o planeta há vários anos.

Humanidade

Humanidade deu passos atrás

Estudos apontam para que se aproxime uma crise alimentar: certos alimentos estão a tornar-se cada vez mais raros e os preços estão a aumentar significativamente. Especialmente porque o estudo da ONU que termina em 2021 (ainda) não leva em conta o impacto da guerra russo-ucraniana.

Se olharmos para os números, é principalmente a expectativa de vida que puxa o índice de desenvolvimento para baixo. Em apenas dois anos, passamos de 72,8 anos para 71,4 anos. Não parece muito, mas é um claro retrocesso: o número foi alcançado em 2013 antes de continuar a crescer. A única boa notícia no horizonte: os padrões de vida, e educação, melhoraram ligeiramente. Nem tudo está perdido.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.