Huawei: TomTom chegará aos smartphones para substituir o Google Maps

Huawei: TomTom chegará aos smartphones para substituir o Google Maps

20 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

A TomTom anunciou que assinou uma parceria com a Huawei. A empresa fornecerá as suas tecnologias à gigante chinesa. Portanto, este último possui carta branca para usar os dados de mapeamento, navegação e tráfego em tempo real da TomTom. Por outras palavras, a alternativa ao Google Maps desenvolvida pela Huawei será baseada nas tecnologias da empresa holandesa. O acordo foi assinado há algum tempo, mas não foi tornado público até à passada sexta-feira.

TomTom poderá ser a alternativa ao Google Maps

A Huawei viu a sua licença Android ser revogada há vários meses, e agora está no centro de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Os dois países estão prestes a concluir um acordo que encerrará as suas disputas, ainda que de forma temporária. No entanto, nada ainda sugere que a Huawei recupere a licença da Google, como tal, a empresa chinesa ainda aguarda por uma solução, apesar de estar a trabalhar em paralelo para se libertar das tecnologias americanas.

A parceria com a TomTom é um novo passo na corrida pela independência da fabricante em relação aos Estados Unidos. O Harmony OS, o seu próprio sistema operativo, não está pronto para ser lançado nos smartphones, e não se prevê que esteja pronto tão cedo. Enquanto isso, a Huawei está muito feliz com o Android Open Source Project, mas ainda fica atrás da desvantagem da ausência de serviços da Google. O TomTom é uma óptima alternativa ao Google Maps quando o assunto é navegação, apesar de não possuir a grande maioria dos serviços que são oferecidos pelo Google Maps.

Segundo é dito, há muitas outras parcerias a serem aguardadas nos próximos meses.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.