Huawei: primeiro smartphone com HarmonyOS chega até ao final de 2020

Huawei: primeiro smartphone com HarmonyOS chega até ao final de 2020

20 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de algum tempo a trabalhar no HarmonyOS, o seu próprio sistema operativo, a Huawei poderá finalmente lançar o seu primeiro smartphone com o mesmo. Agora, e porque as sanções americanas estão a intensificar-se, o grupo chinês decidiu acelerar a transição do Android para o seu sistema operativo.

E conhecimento publico, que recentemente expirou a licença temporário da Huawei para trabalhar com a Google, que assim se vê privada da sua parceria com a responsável pelo Android, e isso fará com que os trabalhos com esse sistema operativo estejam ainda mais comprometidos, principalmente para aqueles equipamentos com contam com o serviços da Google.

Apesar de a fabricante chinesa continuar comprometida em trabalhar com o AOSP, a versão de código aberto do Android e com a sua secção de pesquisa e desenvolvimento, e verdade é que sem a Google, a situação é muito mais complicada do que todos nós podemos imaginar, e começa a tornar-se insustentável para a fabricante.
Segundo informações do Global Times, um órgão de comunicação social da china, que é muito próxima ao Partido Comunista, a Huawei vai acelerar a mudança para o HarmonyOS para contornar as restrições impostas por Washington. O abandono do Android dependeria, em particular, da evolução dos Huawei Mobile Services, serviços alternativos destinados a substituir os Google Mobile Services.

HarmonyOS Huawei

HarmonyOS a chegar aos smartphones da Huawei?

Desejando tirar proveito de sua popularidade na China, a Huawei pretende lançar seu primeiro smartphone com HarmonyOS no mercado chinês até o final do ano. Isto porque os consumidores chineses já estão habituados aos Huawei Mobile Services, e por isso, a marca acredita que um smartphone sem Android pode conseguir atrair boa parte desses utilizadores. Por enquanto, a Huawei ainda não planeou lançar um smartphone com o HarmonyOS no resto do mundo.

“A Huawei está perfeitamente preparada em termos de tecnologia de sistema operativo”, disse Ma Jihua, analista entrevistado pelo Global Times. Até agora, a Huawei sempre conseguiu superar os objectivos que lhe foram propostos, e estão convencidos com a chegada do HarmonyOS nos seus smartphones, terá muito sucesso.
Durante muito tempo, o grupo chinês afirmou que esse sistema operativo estava reservado para objectos conectados e televisores e afirmou querer continuar a apostar no Android, mas parece que terá mesmo que começar a procurar alternativas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.