Huawei reage à proibição de uso de serviços da Google

Huawei reage à proibição de uso de serviços da Google

20 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Seguindo o decreto "anti-Huawei" assinado na semana passada por Donald Trump, a gigante asiática deixou de ter acesso, para os seus smartphones, à integração dos serviços da Google ( Gmail , Google Maps, Google Assistant, Google Play Store, etc.).

Diante de uma situação que rapidamente se tornou crítica, e enquanto a imprensa internacional está a fazer manchetes de notícias, a Huawei tenta tranquilizar os seus clientes com um curto comunicado... que, no entanto, não elimina todas as dúvidas. No preâmbulo, a fabricante lembra como ela desempenha um papel significativo no recente crescimento do sistema operativo Android. Na verdade, a Huawei é a única fabricante a ter um crescimento de dois dígitos durante vários trimestres, e isso num mercado móvel ainda saturado e onde os campeões de ontem (Apple e Samsung) viram os seus números de vendas caírem significativamente (isto pode significar parte da proibição).

Passado este impulsionador, Huawei anunciou que continuará "a fornecer atualizações de segurança e serviço pós-venda de todos os smartphones, Huawei e Honor, e tablets existentes. Tanto aqueles que já foram vendidos, como aqueles que estão em Stock, um pouco por todo o mundo". "As intenções exibidas pela Huawei certamente são louváveis, mas a fabricante não aponta que as atualizações para as próximas versões do sistema Android estejam garantidas, ou mesmo que os smartphones à venda não incluirão mais nenhum serviço Android, que deve penalizar fortemente as vendas na Europa (e em outros lugares), em todos os lugares, na verdade, onde esses serviços móveis são usados ​​maciçamente.

Em caso de desespero, a Huawei tem um sistema operativo substituto, caso a situação persista além do trimestre... No entanto, a implementação desse sistema poderá durar uma década, e deverá ser isso que a Huawei quer evitar. Ela está ciente, que no Ocidente, não terá clientes, se os seus smartphones não tiverem a capacidade de usar serviços da Google, e uma grande quantidade de outras aplicações, como tudo o que seja Microsoft, Facebook, WhatsApp, Twitter, e milhares de outras aplicações.

Espero que tudo isto se resolva muito rapidamente, porque quem perde com estas "guerras", é acima de tudo os consumidores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.