Huawei prepara o AppSearch: Uma ferramenta para procurar aplicações

Huawei prepara o AppSearch: Uma ferramenta para procurar aplicações

20 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Impossibilitada de usar as aplicações da Google, a Huawei trabalha em alternativas aos serviços do gigante das pesquisas. Por esse motivo, a gigante Chinesa lançou os Huawei Mobile Services (HMS), um conjunto de aplicações que visa colmatar a ausência dos Google Mobile Services. E ente esses HMS há uma aplicação que se destaca, a App Gallery, a aplicação que vem substituir a Play Store dos seus equipamentos. No entanto, a App Gallery ainda está “muito verde” e tem falta de aplicações que são quase indispensável no Ocidente, e o bem exemplo disso é a ausência do Facebook, WhatsApp, e muitas outras. Ciente de que a falta de aplicações na sua loja pode ser um problema, a Huawei criou o AppSearch.

Huawei prepara-se para revelar o AppSearch

E tal como o seu nome sugere, o AppSearch é uma ferramenta para procurar aplicações, os APK. Utilizando essa ferramenta, o utilizador pode procurar o APK de qualquer aplicação, sem ter de usar o navegador. Quando se faz uma pesquisa na mesma, ela dá prioridade ao App Gallery, mas se a aplicação em questão não estiver na loja, ele procura em loja de terceiros, como o APK Mirror, APK Pure, ou até mesmo na Amazon Appstore. Se o APK que procura estiver disponível no site do seu desenvolvedor, esse resultado também será apresentado.

Ou seja, essa ferramenta tem como principal objectivo facilitar a vida aos utilizadores que procuram uma aplicação que não está na App Gallery, e é realmente muito útil. Segundo é revelado pelo pessoal do XDA, a ferramenta já está a ser testada na Alemanha.
Ao investigar o código da aplicação, o pessoal do XDA Developers descobriu uma pista que revela a chegada do AppSearch em diversos mercados, onde infelizmente não se encontra Portugal.
Mais detalhes sobre a aplicação poderão ser revelados dentro de alguns dias, quando a Huawei anunciar os novo smartphones da série P40.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.