Huawei poderá começar a produzir os seus próprios Chips já em 2022

Huawei poderá começar a produzir os seus próprios Chips já em 2022

26 Junho, 2021 Não Por Joel Pinto

Na lista negra do governo dos Estados Unidos desde 2019, a Huawei tem estado privada da grande maioria dos seus fornecedores por conta desse embargo. Acusado de espionagem em favor do governo Chinês, a Huawei tem sofrido duras sanções que não tendem a acalmar, e por isso procura alternativa aos actuais fornecedores.

Impossibilitada de trabalhar com os gigantes da industria de chips, como a TSMC, Samsung, Micron e SK Hynix, a empresa deixou de conseguir produzir os seus próprios chips, os Kirin.

Agora, novas informações dão conta de que a Huawei vai abrir a sua primeira fábrica de chips em Wuhan, na província chinesa de Hubei. A produção de chips deve começar em etapas, mas já a partir de 2022 . Actualmente, a planta ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas segundo é dito, possui 10.000 funcionários especializados na produção de chips, equipamentos de comunicação óptica e radares a laser para automóveis.

Com esta fábrica de Wuhan, a empresa finalmente conseguirá suprimir algumas necessidades e contornar as sanções americanas. A HiSilicon, divisão da Huawei responsável pelo projecto dos chips Kirin, desenvolverá a arquitectura dos processadores. Em segundo lugar, os chips Kirin serão gravados na fábrica de Wuhan, o que tornaria a empresa independente do ponto de vista do hardware.

Huawei

Huawei inaugura fábrica de produção de Chips em 2022

O gigante chinês iniciou uma manobra semelhante no software. Impossibilitada de colaborar com a Google, a Huawei viu-se privada de uma licença Android e das aplicações e serviços desenvolvidos por Mountain View. Em resposta, a empresa chinesa acelerou o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo: o HarmonyOS. Graças a ele, a empresa emancipou-se do seu parceiro americano.

Será que isto tornará a Huawei numa empresa totalmente independente? Ainda não sabemos.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.