Huawei volta a perder em tribunal por causa do 5G da Suécia

Huawei volta a perder em tribunal por causa do 5G da Suécia

23 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A justiça sueca rejeitou o recurso da Huawei em dois casos relativos à implantação de infraestruturas 5G na Suécia. Lembrando que a Huawei é uma das fabricantes de equipamentos para redes móveis.

Provavelmente justifica-se supor que o uso de equipamentos da Huawei em funções-chave da rede 5G poderia “minar a segurança da Suécia”, disse o Tribunal Administrativo de Apelação de Estocolmo num comunicado onde resumiu a sua decisão.

Em 2020, a Suécia tornou-se o segundo país da Europa, depois do Reino Unido, e o primeiro da União Europeia, a banir abertamente a gigante chinesa de quase toda a infraestrutura necessária para operar a sua rede 5G. Os equipamentos já instalados devem ser removidos até 1 de Janeiro de 2025.

“A segurança da Suécia é um interesse particularmente forte e a decisão da Autoridade Reguladora das Telecomunicações (PTS) assenta numa ameaça real, actual e suficientemente grave contra a Suécia”, explica a presidente do tribunal, Anita Linder, no comunicado de imprensa.

Huawei

Huawei fica mesmo fora do 5G da Suécia

A medida prejudicou as relações entre a Suécia e a China. O país asiático havia na época alertado que a decisão do PTS poderia ter consequências para as empresas suecas estabelecidas na China, levantando temores de represálias à gigante sueca de telecomunicações Ericsson, concorrente da Huawei.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.