Funcionários da Huawei e da Orange detidos na Polónia sob suspeita de espionagem

Funcionários da Huawei e da Orange detidos na Polónia sob suspeita de espionagem

13 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

2019 ainda agora começou, e a Huawei já é mencionada num novo caso de espionagem. As novas informações dão conta que as autoridades polacas prenderam o diretor de vendas da Huawei na Polónia e um funcionário polaco da operadora Orange. Os dois indivíduos, que recentemente trabalharam na instalação 5G da Huawei naquele país, são suspeitos de espionagem em nome do governo chinês.
O funcionário da Huawei, um certo Weijing W., trabalhou anteriormente para o consulado chinês na Polónia antes de se juntar à Huawei em 2011. O funcionário da Orange incriminada no caso, Piotr D., teria entrementes parte do Serviço de Segurança Interna da Polónia. Em suma, quase o começo de um bom romance de espionagem ...

A China, através do seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, declarou-se "particularmente preocupado" com a detenção dos cidadãos. A Orange Poland confirmou que uma busca tinha ocorrido nas suas instalações. Isso está a começar a ficar um pouco redundante, depois de que a CFO da Huawei, Meng Wanzhou, ter sido detida no passado mês de dezembro, também ela por causa de uma suposta espionagem.

Para a Huawei, o acumular desse tipo de assunto não é uma boa notícia, e pode levar muitos países a tomar medidas de boicote à marca. Se este fosse o caso, as metas de crescimento seriam inevitavelmente rebaixadas.

A titulo de exemplo, há 3 dias, informei aqui, que o governo da Noruega estava a ponderar banir a marca chinesa do seu mercado, e este tipo de assunto é deveras preocupante, porque deixou de ser só uma teimosia do presidente norte-americano, e passou a ser uma desconfiança quase global.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.