Huawei deverá recuperar a sua licença do Android ainda em Novembro

Huawei deverá recuperar a sua licença do Android ainda em Novembro

5 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

As ultimas semanas, ou mesmo meses, não têm sido nada fáceis para aquela que é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones a Huawei. No meio de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a Huawei está privada de usar praticamente tudo o que pertença a empresas dos EUA, nomeadamente os serviços da Google.

No entanto, boas noticias poderão estar a chegar, já que o secretário de Comércio dos EUA, Wilburg Ross, anunciou aos Bloomberg que as licenças “estarão disponíveis em breve”. A primeira fase de um novo acordo estaria em desenvolvimento e deve ser finalizado, e assinado, ainda no início deste mês.

Quase 260 empresas sediadas nos Estados Unidos solicitaram uma licença. “Algumas serão concedidas”, diz o político, sem mencionar a Huawei. Por enquanto, a empresa chinesa ainda está na lista negra, mas as coisas podem mudar em breve.

Huawei sem Android fica numa situação delicada

O maior problema para a Huawei é a perda da sua licença do Android. A empresa não pode pré-instalar aplicações da Google nos seus dispositivos, e sem essas aplicações, torna muito difícil a comercialização dos seus equipamentos, fora do território chinês. Depois, encontrar e desenvolver uma alternativa viável pode levar muitos anos, e a Huawei não pode esperar esse tempo todo.

Felizmente para a Huawei, alguns aliados e parceiros comerciais decidiram contornar a lista negra de Donald Trump, como a ARM. A empresa britânica continua a trabalhar com a empresa de Shenzhen a qualquer custo.

A Huawei, a Google, e acima de tudo os consumidores, estão a ser vítimas da guerra comercial entre a China e os EUA. Mas as mais recentes palavras de Wilburg Ross, dão alguma esperança para que tudo volte ao normal, muito em breve.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.